Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Palestra aborda importância da promoção de ambientes de trabalho seguros

Palestra aborda importância da promoção de ambientes de trabalho seguros

A ação é uma parceria entre os campi JF e RP e será realizada no próximo sábado, 29, às 13h, no auditório do Centro Administrativo. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do formulário eletrônico.

Para celebrar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho, os campi Juiz de Fora e Rio Pomba vão realizar uma palestra para refletir sobre a importância da promoção de um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores e trabalhadoras. A ação será realizada no próximo sábado, 29, às 13h, no auditório do Centro Administrativo. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do formulário (clique aqui e acesse).

A data foi criada para marcar os avanços decorrentes das publicações das portarias nº 3236 e nº 3237/1972 que instituíram, respectivamente, o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a obrigatoriedade dos serviços de Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho em todas as empresas com mais de 100 empregados. Também foi determinada a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). As determinações seguem a necessidade de redução dos riscos no ambiente laboral, um direito previsto na Constituição Federal e deve ser assegurado aos trabalhadores e trabalhadoras por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

Apesar da previsibilidade legal, o país ainda possui números elevados de acidentes de trabalho. De acordo com os dados disponíveis no Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, somente no ano de 2021 foram registrados 571.800 incidentes, com 2.487 óbitos. Também com esteio neste painel, as atividades econômicas com maiores ídices são: Indústria da transformação, Comércio, Reparação de Veículos e Serviços de Saúde.

Ainda nesse contexto, estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram apontam que os acidentes de trabalho e os seus desdobramentos causam uma perda aproximada de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) global a cada ano.

Esses números são preocupantes e mostram a necessidade de políticas públicas voltadas para a área de segurança e saúde dos trabalhadores, pois os acidentes trazem grandes prejuízos para os trabalhadores, para a sociedade e para o país. No Campus Juiz de Fora, a maioria dos cursos (técnicos e superiores) ofertados possuem a disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho, a qual tem como objetivo principal a sensibilização dos estudantes, futuros profissionais, para a importância das boas práticas de segurança nos ambientes laborais.

IF Sudeste MG terá novo curso de Segurança do Trabalho

A partir do próximo ano, o IF Sudeste MG passa a oferecer mais uma oportunidade para a formação de mão de obra qualificada: o curso técnico em Segurança do Trabalho. É o primeiro curso técnico multicampi aprovado na instituição, envolvendo as unidades de Rio Pomba e Juiz de Fora e será ofertado na modalidade a distância.

De acordo com professor Paulo Jabur, presidente da comissão responsável pela elaboração do projeto, o envolvimento da comunidade acadêmica foi decisivo para a nova oferta. “Por se tratar de um projeto inovador, inúmeros desafios surgiram, mas por meio de um trabalho colaborativo entre os servidores da comissão e, especialmente do grande apoio dos diretores-gerais dos campi envolvidos, o projeto do curso foi aprovado pelo Conselho Superior do IF Sudeste MG, conforme redação da Resolução CONSU Nº 07/2023, de 02 de março de 2023.

O curso foi estruturado de forma alinhada com as novas demandas da área de Segurança do Trabalho. De acordo com o diretor de Ensino do Campus JF, prof. Aluísio de Oliveira, que também integrou a comissão proponente, o objetivo do curso é capacitar profissionais técnicos de nível médio, nos termos da legislação vigente para, no âmbito dos Setores Produtivos e de Serviços, desempenharem atividades de prevenção de acidentes do trabalho. “Neles incluídos as doenças profissionais e do trabalho, por meio de ações e programas específicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, propiciando ainda a diminuição do custo social decorrente dos infortúnios laborais, conforme descrição do projeto pedagógico do curso”, explica.

O curso encontra-se em acordo com as diretrizes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, com carga total de 1200 horas (20% dessa carga horária em atividades presenciais – um encontro semanal), com duração de um ano e meio. Será ofertado um total de 70 vagas, sendo 35 vagas para o Campus JF e 35 vagas para o Campus Rio Pomba, sendo Juiz de Fora o polo de apoio presencial para as duas turmas.

O curso é totalmente gratuito e os candidatos devem ter concluído o ensino médio, além de participarem de processo de seleção que se dará mediante sorteio público.