Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 09 > Projeto de Extensão contribui para a inovação na área educacional
conteúdo

Extensão

Projeto de Extensão contribui para a inovação na área educacional

Seis cursinhos de redação estão recebendo consultoria especializada para superar o período de recessão

O projeto de extensão "Caminhos para repensar a escrita do presente: ações de apoio à manutenção e crescimento de cursinhos de redação de Juiz de Fora" foi desenvolvido com o intuito de fortalecer o campo da educação e do conhecimento. O projeto é uma iniciativa do programa IF Mais Empreendedor Nacional em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Coordenado pela professora Dayane Moura, do núcleo de Línguas, os cursos Aporia, Cláudia Vitoretti,  Logos Concursos, Sirius e Hora da Redação JF estão sendo assessorados gratuitamente através de conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual do Programa (AVP). As consultorias têm o objetivo de fortalecer as marcas e aumentar o número de alunos interessados em fazer parte das redes de ensino. 

O projeto com duração de seis meses, ainda está em fase inicial, durante este período os empreendimentos são auxiliados individualmente por dois bolsistas sob a orientação da coordenadora, através de encontros virtuais que visam implementar ações que auxiliam na projeção das marcas. Atualmente as atividades desenvolvidas estão relacionadas com coleta de dados e marketing digital, além da análise de ferramentas que auxiliam na gestão empresarial. 

Para a elaboração da proposta, serão desenvolvidas as seguintes atividades: levantamento de dados; apresentação individualizada referente as fragilidades e potencialidades das empresas; apresentação de propostas de ação, e, levantamento de índices comparativos para mensurar os resultados das mudanças implementadas ao longo do processo. Nesta fase também serão elaborados os relatórios finais e relatos de experiência. 

Com o objetivo de minimizar o impacto da crise financeira que afeta fortemente os microempreendedores do segmento, a assessoria especializada utiliza a tecnologia para otimizar a gestão nas empresas, além de contribuir para que os estudantes tenham bom desempenho na redação do Enem, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro. A ação também favorece  a formação acadêmica e profissional dos estudantes que atuam como bolsistas. 

“Esperamos que o aumento do engajamento buscado nas redes sociais tenha como consequência o crescimento dos empreendimentos, de forma a valorizar o trabalho dos profissionais que se dedicam ao campo da educação e do conhecimento”, conclui Dayane Moura. 

Segundo Rafaela Freitas, empreendedora beneficiado pela ação, “O projeto é realmente fantástico. Ter uma assessoria especializada cuidando da minha empresa é maravilhoso, tudo o que eu precisava neste período de pandemia em que é tão difícil manter uma empresa”, afirma. 

Os participantes do projeto concederam entrevistas à equipe da Assessoria de Comunicação  e detalharam as ações implementadas e os resultados já alcançados. Tudo isso você confere no Canal oficial do Campus Juiz de Fora no Youtube.  A reportagem integra a série especial "Feira de Ciências", uma iniciativa  que vai mostrar todos os projetos de treinamento profissional, pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos na instituição. 

registrado em: