Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 10 > Protocolos são estabelecidos para garantia de segurança no IF Sudeste MG

Protocolos são estabelecidos para garantia de segurança no IF Sudeste MG

Comissão foi criada para trabalhar todas as adequações necessárias ao ambiente institucional e ações de biossegurança e contingência que a vivência nos campi e na Reitoria requer.

Imagine se, após a retomada das atividades presenciais, uma nova suspensão fosse necessária por falta de insumos que garantam a segurança da comunidade acadêmica e de colaboradores? O IF Sudeste MG deseja eliminar esta possibilidade. Nesse sentido, a máxima do projeto Reencontro “apenas com segurança e qualidade voltaremos” está diretamente relacionada ao trabalho da C1, a comissão criada para trabalhar todas as adequações necessárias ao ambiente institucional e ações de biossegurança e contingência que a vivência nos campi e na Reitoria requer.

Reordenamento de móveis, densidade de pessoas por área, instalação de equipamentos de álcool em gel e lavatórios, descarte adequado de resíduos infectantes são alguns exemplos de adaptações necessárias. O trabalho da C1 está sendo desenvolvido com base nos protocolos divulgados pelo Ministério da Saúde e em documentos produzidos por outros institutos federais e instituições de ensino, sempre buscando adequar as medidas de prevenção às peculiaridades de cada unidade que compõe o IF Sudeste MG. Os esforços não se resumem a planejamento e organização, mas incluem integração com outras equipes que trabalham em prol de um reencontro presencial. Elaboração de orientações para adaptação à nova rotina e, ainda, avaliação de impactos orçamentários e financeiros também não poderiam ficar de fora dos planos.

Segundo o presidente da comissão, professor Marcelo Milagres, é imprescindível que todos os protocolos de segurança sanitária divulgados pelas autoridades competentes sejam atendidos. “Essas ações minimizam o risco da disseminação do vírus, sendo necessário que cada campus faça a análise dos riscos associados às medidas que devem ser adotadas. Acredito que toda a adequação dos ambientes vai ser desafiadora e não haverá casos em que não será necessária nenhuma adaptação, pois é uma situação nunca enfrentada e que exige muito rigor”.

As peculiaridades de cada campus vão determinar o grau de desafios a serem enfrentados, segundo Marcelo. Como exemplos, ele cita restaurantes estudantis, bibliotecas, necessidade de ônibus para levar os alunos às aulas e atividades no campo, e todos os ambientes necessários às ações administrativas ou de Ensino, Pesquisa e Extensão. “Enfim, todos os setores precisarão se adequar, o que justifica o trabalho da comissão e demonstra a grande responsabilidade da equipe”, explica ele.

Com a intenção de reunir todas essas informações, a C1 criou um e-book , que contou com a participação da C10, comissão responsável pela produção de material educativo sobre o projeto. O intuito é tornar mais claras, objetivas, acessíveis e didáticas as informações sobre os novos protocolos de segurança. As medidas de prevenção dividem-se entre medidas gerais e específicas, ou seja, aquelas devem ser adotadas em todos os espaços da instituição e outras que dependem das particularidades de cada ambiente. Além disso, foi descrito um protocolo com instruções de instalação dos equipamentos necessários e descarte de materiais infectantes.

Veja o E-book- https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-1

Trabalho em andamento

Confira como o trabalho da C1 vem se materializando de forma integrada a outras comissões:

- Junto à C2: levantamento de subsídios para a realização do pregão eletrônico necessário para a aquisição de EPIs, materiais de limpeza e itens de higienização para a prevenção da Covid-19;

- Junto à C4: realização de treinamento para servidores que atuam nas bibliotecas, planejando e construindo coletivamente uma série de medidas preventivas a serem executadas pela segurança de todos os frequentadores deste ambiente. Segundo Marcelo, os bibliotecários têm muito a contribuir com o atual momento atípico de enfrentamento à pandemia e “querem demonstrar o desejo de serem úteis, contribuir com a expertise do IF Sudeste MG e auxiliar na busca, disponibilização e disseminação de informações que enriqueçam este processo de construção coletiva, além de auxiliar as atividades de ensino”.

A ideia é que os protocolos de prevenção permaneçam em vigor até quando houver segurança do controle da pandemia. “Mas... quando isto ocorrerá?”, indaga o presidente da C1. Para ele, é preciso refletir com cuidado sobre toda e qualquer ação e colocar em prática o que prega o slogan do Projeto Reencontro, que ele aponta como o balizador institucional neste momento: “apenas com segurança e qualidade voltaremos. Antes disso, a certeza é que planejaremos”, reitera.

registrado em: ,