Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 03 > Sistema de liberação de alunos é remodelado e traz mais segurança para fluxo no Campus

Destaque

Ferramenta ficou mais mais rápida e a sua interface mais intuitiva, além de suas funções poderem ser expandidas no futuro.

A Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação do Campus Juiz de Fora fez uma remodelagem do antigo sistema de liberação de saída dos alunos, com o objetivo de otimizar o seu funcionamento, tornando-o mais rápido e a sua interface mais intuitiva, além de suas funções poderem ser expandidas no futuro. Batizado como Sistema de Liberações, foi criado em 2016 para controle de entrada e saída dos estudantes.

Segundo o servidor Bruno Ferreira da Costa, que desenvolveu o sistema, o uso do mesmo pelos professores e pela portaria segue da mesma forma, com o preenchimento de um formulário para a liberação dos alunos e com a consulta a este por parte do porteiro. O que de fato mudou no sistema foi o protocolo de autenticação e o banco de dados utilizado.

O protocolo de autenticação passou a ser o Lightweight Directory Access Protocol, ou LDAP, que fornece um “login único”, no qual com apenas um login e senha o servidor pode acessar todos os sistemas da instituição. Sendo assim, passa-se a utilizar uma forma de autenticação única para dentro do Instituto.

Anteriormente, o docente acessava os dados do SIGEnsino, sistema utilizado por professores e servidores do Centro de Atenção ao Discente. No entanto, agora os dados utilizados são os do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que recebe todas as informações relativas a docentes e estudantes. Isso tornou o uso da autenticação via SIGEnsino defasada, visto que era preciso fazer a sincronização de dados do sistema sempre que possível e o SIGAA é atualizado automaticamente.

Para Bruno, além de todas essas melhorias, o novo sistema foi concebido para que não só o controle da saída dos alunos seja mais efetivo, mas que também possa vir a ser utilizado para uma melhor gestão da entrada e saída de visitantes do campus. “O agendamento de visitas será feito dentro deste sistema. O porteiro já vai saber que o visitante chegará naquele dia e horário, facilitando o acesso ao campus e deixando tudo registrado”.