Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Três graduações estão disponíveis no Campus JF pelo Sisu

Três graduações estão disponíveis no Campus JF pelo Sisu

São 56 vagas distribuídas entre os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engrenharia Elétrica e Licenciatura em Física.

Seleção SisuO Campus JF está com vagas disponíveis para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no segundo semestre de 2023. São 18 oportunidades para o curso de Engenharia Elétrica, 18 para Engenharia Mecatrônica e 20 para Licenciatura em Física. O período de inscrição já está aberto e segue até a próxima quinta-feira, dia 22.

Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É preciso ter feito o Enem 2022, não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro. Os interessados poderão escolher até dois cursos (é possível alterar as opções durante o período de inscrições).

Além das vagas em Juiz de Fora, o IF Sudeste MG também oferece o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, com nove vagas no Campus Santos Dumont.

A convocação dos candidatos classificados para os cursos do IF Sudeste MG será divulgada na página www.ifsudestemg.edu.br/matriculas.

Conheça nossos cursos e seus diferenciais:

Licenciatura em Física

Por buscar decifrar os enigmas do universo, a Física é uma ciência da natureza que se define por si só, com uma grande quantidade de ramificações, dialogando com diversas áreas do conhecimento. No Campus Juiz de Fora, o curso abrange desde as físicas básicas, até a moderna e a contemporânea, com a oferta de disciplinas didático-pedagógicas para a formação de um futuro educador. Além das aulas teóricas, há também práticas em diversos laboratórios, nos quais os estudantes conduzem experimentos e aprendem a manipular diferentes equipamentos.

O curso incentiva uma aproximação entre aluno-professor através de diversos programas como o Programa de Educação Tutorial (PET), que articula docentes e alunos a serem iniciados no âmbito da pesquisa acadêmica. É uma graduação que forma professores e educadores na área de Física, porém, admite algumas vertentes, como o elo de ligação com a carreira de pesquisador e uma futura formação de mestrado ou doutorado. É comum que estudantes se formem e optem pela carreira acadêmica, fazendo pós-graduações e seguindo também nesta área.

Engenharia Mecatrônica

A mecatrônica abrange conhecimentos relacionados a computação, elétrica, eletrônica e mecânica. É considerada como uma das engenharias do futuro, grupo de cursos que surgiram a partir do avanço tecnológico no meio industrial e da demanda de novos profissionais especializados.

O engenheiro mecatrônico é responsável por planejar e controlar sistemas instalados para automatizar diferentes processos de produção, comuns em indústrias automobilísticas e siderúrgicas, por exemplo. Além disso, é capaz de programar e oferecer manutenção para equipamentos elétricos, mecânicos e robóticos.

Por ser uma área multidisciplinar, a grade curricular do curso usufrui de boa parte da infraestrutura do Campus. Os estudantes têm aulas teóricas e práticas nos núcleos de elétrica, informática e mecânica, além do contato com a tecnologia através dos laboratórios de programação, automação e robótica.

Esta interdisciplinaridade permite que o aluno seja capaz de estagiar ou trabalhar diretamente com a mecatrônica ou em qualquer uma das áreas que a constituem, como a mecânica ou a eletroeletrônica, por exemplo.

Engenharia Elétrica

Geração, transmissão e distribuição: entre os três passos existentes para que a energia elétrica chegue até a nossa casa, existe um universo de desenvolvimento e estudo que tem possibilitado a manipulação deste fenômeno da natureza a nosso favor. A energia, uma das matérias primordiais para o dia a dia, é o objeto de estudo dos engenheiros elétricos que, entre os estudos da física, matemática e de áreas específicas do curso, compreendem e desenvolvem tecnologias em função de diferentes necessidades cotidianas.

Durante os anos iniciais do curso, os estudantes terão seus estudos voltados para o ciclo básico de exatas, que são a base para o desenvolvimento das disciplinas específicas da área de elétrica. Muitas matérias são comuns aos outros cursos de engenharia do Campus e promovem uma integração entre os alunos e os conhecimentos de todas as áreas. Ao longo dos períodos, os alunos também se integrarão às áreas de sistemas eletrônicos, automação, robótica e outras matérias que os introduzirão a um panorama dos possíveis futuros profissionais.

A Engenharia Elétrica é um campo extremamente amplo e permite que o estudante possa se especializar e continuar os estudos na área de maior interesse, além de já possuir um leque de oportunidades no meio industrial, dentro do planejamento ou da manutenção elétrica.