Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > 2019 > 10 > Alunos do técnico em informática visitam Centro de Ciências e CRITT da UFJF

Alunos do técnico em informática visitam Centro de Ciências e CRITT da UFJF

Nesta quarta, dia 16 de outubro de 2019, os alunos do curso técnico em informática do IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu visitaram o Centro de Ciências (CC) e o Centro Regional de Inovação de Transferência de Tecnologia (CRITT).

No CC, os alunos foram ao planetário, no qual foi apresentado conceitos básicos de astronomia, porém em um ambiente lúdico com projeções em 180º no teto do ambiente. Além disso, os mesmos interagiram com algumas demonstrações sobre o centro de gravidade no laboratório de física, obtiveram instruções e explicações sobre alguns fenômenos da física por meio de equipamentos específicos, tais como caleidoscópio, espelho antigravitacional, bicicleta que gera ondas eletromagnéticas, gerador de energia eletroestática e uma tabela periódica dinâmica.

O principal objetivo da visita foi apresentar aos alunos uma nova realidade de empreendedorismo, no qual universidades têm investido em centros de incubadoras de empresas. O CRITT prioriza incubar empresas com ideias inovadoras e que possuem base tecnológica para transferência. Em visita guiada, os alunos puderam ter conhecimentos sobre a história do CRITT, bem como os trabalhos que foram realizados.

Além disso, os alunos assistiram apresentações de dois empreendedores que possuem suas empresas incubadas. Um empreendimento é sobre o desenvolvimento de uma plataforma para apoiar o gerenciamento e planejamento de pequenas e médias construtoras e a outra sobre um serviço de vendas de peças, porém com um modelo de negócios diferente do mercado. Em ambas as apresentações, os empreendedores reforçaram a carência de profissionais da área de computação, mais precisamente desenvolvedores de sistemas de software.

Através desta visita, os alunos puderam ter um contato direto com profissionais e perceber o que de fato é desenvolvimento, bem como saber que desenvolvedores é ainda uma carência do mercado. Isso contribui com o fato de que apenas a transmissão de conhecimento em salas de aulas não é o suficiente. É preciso imergir os alunos em ambientes profissionais, considerando como fator motivacional e engajador para o crescimento e aumento das competências e habilidades dos alunos no ambiente acadêmico.

registrado em: ,