Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > 2020 > 07 > Comitê Local faz estudo de dados sobre a evolução dos casos da COVID-19 em Manhuaçu
conteúdo

Geral

Comitê Local faz estudo de dados sobre a evolução dos casos da COVID-19 em Manhuaçu

Estudo analisa o aumento dos casos nos últimos 45 dias na cidade

O Comitê Local de Enfrentamento da COVID-19 do IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu fez um estudo dos dados disponibilizados pela Prefeitura de Manhuaçu referentes ao coronavírus na cidade, e traz, como resultado, gráficos e outras informações que representam a evolução do número de casos nos últimos 45 dias.

O Gráfico 1 mostra que, inicialmente, o aumento dos casos diários era relativamente pequeno. Isso começou a se intensificar, principalmente, nos últimos dias, fazendo com que a cidade saísse de 19 casos, em 26 de maio, para 334 em 9 de julho. Fica mais fácil observar esse crescimento se dividirmos o gráfico em três períodos de 15 dias (Gráfico 2). No primeiro deles, que vai 26 de maio a 9 de junho, o aumento foi de 31 casos. Nos 15 dias seguintes, até 24 de junho, foram mais 96 casos e, somente no último período, foi registrado um crescimento de 187 casos.

Gráfico 1.jpg

Gráfico 2.jpg

É esse aumento diário crescente que faz com que a curva do Gráfico 1 permaneça subindo. Isso mostra que Manhuaçu ainda não atingiu o pico do número de casos e nem apresenta sinais de estabilização dessa curva. Pelo contrário, a cidade está em um momento de forte aumento dos números e, com isso, de maior chance de exposição da população ao coronavírus e maior probabilidade de contaminação.

O Gráfico 1 de Manhuaçu mostra uma tendência que também reflete o que está acontecendo em boa parte dos municípios de Minas Gerais. Com números aumentando expressivamente nas últimas semanas, cidades próximas, como Muriaé e Manhumirim, também estão sofrendo. Muriaé ultrapassou, no início desta semana os 1.000 casos confirmados. Manhumirim, com uma população que é praticamente quatro vezes menor que a de Manhuaçu, chegou a 200. Minas Gerais duplicou o número de casos somente nos últimos 15 dias, saindo de 32.769 para 66.864.

Por isso, é importante ressaltar que as eventuais aberturas parciais do comércio e de estabelecimentos não significam que a situação está controlada. Ainda é preciso que aqueles que tenham condições permaneçam em casa, e que a população siga as orientações da Prefeitura e dos órgãos de saúde da cidade, assim como as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso evita que haja sobrecarga das unidades de atendimento de saúde locais, que além de atenderem pacientes com quadro da COVID-19, continuam recebendo todas as demais urgências e emergências médicas da população de Manhuaçu e região.

Gráficos 3 e 4 com informações adicionais:

Gráfico 3.jpg

 

Gráfico 4.jpg


Tabela de dados da COVID-19 nos últimos 45 dias:

Tabela.jpg

*Os dados apresentados foram obtidos através de informações publicadas pelas prefeituras municipais e também pelo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

 

registrado em: