Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > 2021 > 01 > Processo Seletivo 2021.1 do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas até 21/02
conteúdo

Destaque

Processo Seletivo 2021.1 do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas até 21/02

Campus Manhuaçu ofertará mais de 130 vagas em 4 cursos. Saiba mais.
#pratodosverem: Processo Seletivo 2021.1. O mundo mudou, e o IF Sudeste MG se reinventou.

#pratodosverem: Processo Seletivo 2021.1. O mundo mudou, e o IF Sudeste MG se reinventou.

Interessados em estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em 2021 devem se inscrever no Processo Seletivo da instituição a partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, até 21 de fevereiro. São mais de três mil vagas em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. As oportunidades incluem cursos técnicos (integrados, concomitantes e/ou subsequentes ao Ensino Médio), pós-técnico, de graduação e de pós-graduação. O Campus Manhuaçu oferta, pela primeira vez, o curso de graduação Bacharelado em Sistemas de Informação; no total, a unidade abre mais de 130 vagas para 4 cursos, nas modalidades técnico, graduação e pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo). Lembre-se, o primeiro passo para a inscrição é a leitura completa do edital para todos os candidatos

Outro ponto, importante, é que o sistema de inscrições não funciona quando acessado por smartphones.  Ou seja, os candidatos interessados devem se cadastrar a partir do computador. 

Modalidades diferentes, seleções diferentes 

Para cursar a graduação é necessário ter o Ensino Médio completo (ou concluir o Ensino Médio até as datas da matrícula, que serão divulgadas em 22 de março). Do total das vagas, 70% serão preenchidas a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 (o candidato pode optar pelo seu melhor desempenho). As outras 30% são reservadas ao Sisu (com edital próprio e outras datas), ou seja, para quem fizer a atual edição do Enem. 

Na inscrição de 18/1 a 21/2, para concorrer a uma das 70% das vagas reservadas para quem participou de uma edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deve anexar no sistema o Boletim do Enem (disponível em enem.inep.gov.br/participante). Vale destacar que as notas devem ser as mesmas informadas no formulário eletrônico.

A classificação para os cursos técnicos dependerá: das notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 9º ano (antiga 8ª série), no caso da seleção para os cursos concomitantes ou subsequentes; das notas obtidas nessas mesmas disciplinas no 8º ano (antiga 7ª série), no caso dos cursos integrados. Esses dados devem ser informados pelos candidatos também na inscrição. 

Para comprová-los, será necessário anexar histórico escolar ou declaração emitida pela escola (conforme anexo II ou III, a depender da modalidade, do edital de cursos técnicos do Processo Seletivo). O documento precisa informar as mesmas notas inseridas pelo candidato e conter o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela instituição de ensino. 

A seleção e a inscrição para a pós-graduação Lato Sensu em Cafeicultura Sustentável seguem edital próprio. Veja em: https://copese.ifsudestemg.edu.br/node/16114

SELEÇÃO EM MANHUAÇU

Antes de se inscrever, é indispensável a leitura do edital correspondente à modalidade que o candidato deseja cursar, disponível em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

Assim estão distribuídas as vagas do Campus Manhuaçu:

Técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio

  • Cafeicultura – Concomitante ao 2º ou 3º ano / Subsequente, vespertino (tarde), 35 vagas, 1 ano e meio
  • Informática – Concomitante ao 3º ano / Subsequente, noturno, 35 vagas, 1 ano e meio

Graduação

  • Bacharelado em Sistemas de Informação – Período da manhã (com possibilidade de disciplinas isoladas no período da tarde), 35 vagas, 4 anos

Pós-Graduação

  • Cafeicultura Sustentável – Aulas às sextas-feiras de 18h35 às 22h30 e aos sábados de 07h00 às 11h45 e de 13h00 às 16h15 (mais informações sobre as aulas serão divulgadas à época da matrícula), 28 vagas, 18 meses

Na página da seleção (www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo) também podem ser conferidas as vagas nos campi: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.