Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Alunos do Campus Manhuaçu são premiados na 1ª Maratona Jovem do Sistema Faemg Senar
conteúdo

Destaque

Alunos do Campus Manhuaçu são premiados na 1ª Maratona Jovem do Sistema Faemg Senar

Evento de premiação aconteceu na última quinta-feira (14/12), no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte

Na última quinta-feira (14/12), durante solenidade no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte, foram anunciados os vencedores da 1ª Maratona Jovem do Sistema Faemg Senar. A equipe “Maratona Jovem Manhuaçu”, composta por alunos do curso de Pós-graduação em Cafeicultura Sustentável, ficou em terceiro lugar, sendo premiada com R$ 2 mil e um laptop.

O evento contou com a participação de autoridades como o governador Romeu Zema, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Carlos de Moraes, bem como a diretoria do Sistema Faemg Senar.

Sobre a Maratona

A Maratona Faemg Jovem é um projeto que tem como objetivo promover a aproximação entre a população mais jovem e os sindicatos rurais e também o agronegócio. Entre os objetivos, também está o desenvolvimento de novos líderes para o agro, o despertar de atitudes cooperativistas e os benefícios para a competitividade dos negócios, além do estímulo ao debate sobre valores como ética, transparência, comprometimento, autonomia, emancipação, persistência, cooperação, sustentabilidade e participação na democracia.

O edital da Maratona Faemg Jovem foi lançado em junho de 2023. Cinquenta e cinco equipes se inscreveram e 43 foram selecionadas em todas as regiões de Minas.

Até novembro passado, as equipes participaram de cursos e capacitações oferecidos pelo Sistema Faemg Senar. As equipes tiveram ainda que realizar diversas atividades sociais e técnicas que envolveram e beneficiaram a região em que os participantes estão inseridos.

A equipe “Maratona Jovem Manhuaçu”

A equipe do Campus Manhuaçu trabalhou com o tema cafeicultura de montanha, falando sobre métodos que ampliam a eficiência desse sistema de produção e soluções inovadoras que possam torná-lo mais sustentável e viável.

No desenvolvimento das atividades a colaboração entre diversas entidades desempenhou um papel essencial na realização de eventos que visaram atingir e envolver toda a cadeia produtiva do café. Participaram como parceiros o Sindicato Rural de Manhuaçu, a Escola Família Agrícola Margarida Alves (EFA – Simonésia) e o IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu.

O Campus Manhuaçu contribuiu com conhecimentos técnicos, recursos educacionais e apoio logístico, enriquecendo as iniciativas do projeto. A colaboração com o Instituto Federal permitiu a realização de eventos educativos e práticos, proporcionando aos participantes uma compreensão aprofundada das práticas sustentáveis na cafeicultura.

As ações desenvolvidas pela equipe de Manhuaçu podem ser conferidas no instagram: @maratonajovem_manhuacu

registrado em: