Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > 2022 > 11 > Alunos e ex-alunos do Campus Manhuaçu são premiados em concursos nacionais e regionais de café
conteúdo

Geral

Alunos e ex-alunos do Campus Manhuaçu são premiados em concursos nacionais e regionais de café

Egressos e discentes dos cursos Técnico em Cafeicultura e Pós-graduação em Cafeicultura Sustentável estiveram entre os premiados.

O segundo semestre de 2021 foi marcado por uma série de concursos nacionais e regionais voltados ao café. Alunos e ex-alunos do Campus Manhuaçu se destacaram, obtendo premiações a nível regional e nacional, confirmando a força da cafeicultura na região e a importância da capacitação técnica contínua dos produtores, com objetivo de se obter cafés de alta qualidade e de forma sustentável.

ALUNOS E EX-ALUNOS PREMIADOS

Recentemente formada e hoje com o título de “Especialista em Cafeicultura Sustentável”, Denise Perígolo foi uma das ex-alunas premiadas. Ela cursou a primeira turma do curso de Pós-graduação em Cafeicultura Sustentável do Campus Manhuaçu e participou do I Cupping/Leilão da AMUC (Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó), ficando em 1º lugar na categoria Cereja Descascado.

Denise destaca a importância de sua formação do Instituto Federal: “O mundo da cafeicultura é muito vasto e exige aperfeiçoamento constante de quem trabalha com esse produto. O aprendizado com os colegas e professores permitiu um amadurecimento profissional que contribuiu na melhoria das técnicas produtivas e de gestão aplicadas à propriedade, na busca de cafés com sustentabilidade e qualidade.”

Também egressa do Campus Manhuaçu, do curso Técnico em Cafeicultura, Denise Arcanjo de Souza Schwenck ressalta que o curso a possibilitou entender melhor o processo da cadeia produtiva do café, desde o preparo do terreno, passando pela escolha das mudas, até a pós-colheita e comercialização, segundo ela: “O curso foi de grande importância e me ajudou a alcançar os resultados que o Café Schwenck obteve”. Ela e seu marido, Ricardo Silva Schwenck, foram premiados em 2º Lugar no 8º Concurso de Qualidade do Café de Manhuaçu-MG.

Cursando atualmente o Técnico em Cafeicultura, Fabiano Diniz ganhou recentemente duas premiações, uma nacional e uma regional. A nível nacional, ficou em segundo lugar no 7º Torneio de Melhor Café Fairtrade do Brasil - Golden Cup Brasil 2021, já regionalmente, obteve a quarta colocação na categoria Café Natural, no 16º Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas.

Fabiano destaca que o curso do Campus Manhuaçu tem o ajudado muito, principalmente na parte de pós-colheita e armazenamento do café, que são muito importantes, e também sobre a nutrição e o cuidado com a planta, para produção do café especial. Como produtor de cafés, Fabiano vem ganhando notoriedade, e diz: “Já estou mexendo com café especial há 4 anos, esse ano eu consegui, além de mandar café pra fora do país, pra Berlim (Alemanha), receber a visita de pessoas de três continentes.”

PROCESSO SELETIVO

O curso de Pós-graduação em Cafeicultura Sustentável está com vagas abertas para o Processo Seletivo 2022-1, as inscrições podem ser feitas até o dia 20/12, pelo site: www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O Curso Técnico em Cafeicultura tem previsão de abrir novas vagas no primeiro semestre de 2022.

 

registrado em: , ,