Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Ensino > Campus Manhuaçu promove a 1ª Semana da Informática

Campus Manhuaçu promove a 1ª Semana da Informática

A 1ª Semana da Informática aconteceu de 7 a 9 de dezembro no Campus Manhuaçu. O evento contou com palestras, mesas redondas e oficinas

A 1ª Semana da Informática aconteceu de 7 a 9 de dezembro no Campus Manhuaçu. O evento foi organizado pelas Coordenações dos cursos Técnico em Informática e da Graduação em Sistemas de Informação, com o apoio dos professores dos cursos, e teve o objetivo de promover integração entre estudantes e professores, interdisciplinaridade, capacitações e aproximar o estudante das tendências, desafios e oportunidades do mercado de trabalho.

Dia 7

No dia 7, abertura do evento, estudantes apresentaram seminários sobre tendências de T.I. Houve seminários com tópicos em Identidade Digital, Protocolo IPV6, Segurança da Informação, Realidade Virtual e Aumentada, TI Verde e Computação em Nuvem. Após a abertura do evento, aconteceu o Hackathon de Desenvolvimento Web, organizado pelo professor Rossini Pena. Nesta ação, os estudantes tiveram que se estruturar em grupos e aplicar conhecimentos aprendidos ao longo do curso para desenvolver uma aplicação web. Ao final do Hackathon, os estudantes apresentaram a aplicação na forma de um produto, e as aplicações com melhores avaliações foram premiadas. Para finalizar o dia 7, foi realizada uma oficina de Arduino, conduzida pelo professor Antônio Batista, que abordou conceitos básicos sobre o arduino a partir do desenvolvimento de mini-projetos.

Dia 8

No dia 8, as ações começaram com uma palestra sobre a importância da integração de Sistemas Contábeis. A palestra foi ministrada pelo professor Gilmar Veloso (Faculdade do Futuro), que evidenciou os desafios e a necessidade de inovação tecnológica na área da contabilidade, principalmente em Manhuaçu e Região. Após a palestra, o professor Antônio conduziu a Maratona de Programação da I Semana da Informática. A Maratona contou com 6 problemas inéditos envolvendo a aplicação de estruturas de dados e técnicas de programação. Os três primeiros colocados foram premiados. Ainda no dia 8, o coordenador da Fertilizantes Natufert, Otávio Araújo, egresso do curso de Pós-Graduação em Cafeicultura Sustentável, conduziu a palestra “Currículo e Entrevista: o que considerar?”. O palestrante deu dicas de elaboração de currículo e posturas em entrevistas, apresentando a importância da participação do estudante em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão para a construção de um currículo que começa na trajetória acadêmica. Para finalizar as ações do dia 8, o professor Loham Silva elaborou uma capacitação para a elaboração de contratos de software e serviços de T.I, explicando, a partir de exemplos, o que analisar e considerar na elaboração de um contrato.

Dia 9

No dia 9, as ações começaram com uma mesa redonda sobre “Carreiras de T.I e como começar”. A mesa foi mediada pelo professor Loham e contou com a participação dos egressos do curso Técnico em Informática Paulo Victor e Vitor Ribeiro e do bacharel em Sistemas de Informação (IFF Itaperuna/RJ), Carlos Guttemberg. Durante a mesa redonda, os participantes comentaram sobre suas trajetórias e experiências no mundo do trabalho e a importância da trajetória acadêmica na construção da sua perspectiva profissional. Em seguida, houve uma capacitação sobre Git e Github, organizada pelo professor Loham. Nesta ação, os alunos puderam conhecer os conceitos básicos do Git e Github e, de forma prática, como a ferramenta permite realizar o versionamento de código em projetos. Na parte da tarde, o Designer Gráfico e fundador da empresa Valle Café, Alessandro Albuquerque, ministrou a palestra “Marketing na Era Digital”. Alessandro compartilhou com os alunos sua experiência como Designer Gráfico e Empreendedor, os desafios, a importância e as estratégias do Marketing na era digital. Para finalizar as ações da Semana da Informática, o professor Loham conduziu um bate-papo sobre o filme “Os Piratas do Vale do Silício”, que exibiu a trajetória de Steve Jobs e Bill Gates e suas contribuições para aproximar os avanços tecnológicos das pessoas.

registrado em: ,