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Projeto interdisciplinar amplia aprendizagem de estudantes de Sistemas de Informação

Desafio foi desenvolver um "jogo da velha" na forma de aplicativo, valendo-se de conhecimento teórico e prático abordado na disciplina de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

A matriz curricular do curso de Sistemas de Informação do IF Sudeste MG - Campus Manhuaçu, baseada na Resolução CNE/CES nº 05, de 16 de novembro de 2016, foi estruturada em semestres sucessivos para abranger e construir, em etapas graduais, a interdisciplinaridade, a articulação entre teoria e prática, as habilidades e competências gerais e específicas do perfil do egresso conforme definidos no Projeto Pedagógico do Curso.

Objetivando trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos das disciplinas de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis I, Estruturas de Dados II e Empreendedorismo I, os professores Antônio Batista, Elder Stroppa e Leonardo Soares propuseram um projeto interdisciplinar envolvendo os conteúdos dessas disciplinas. 

O projeto foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre letivo de 2023 e contou com a participação de todos os estudantes matriculados nas disciplinas. Na proposta, os estudantes tiveram que desenvolver um jogo da velha na forma de um aplicativo para celular, aplicando assim os aspectos teóricos e práticos abordados na disciplina de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis I. Para integrar os assuntos estudados em Estruturas de Dados II, os estudantes tiveram que aplicar estruturas avançadas de dados para simular uma Inteligência Artificial, permitindo ao aplicativo determinar os melhores lances quando jogada contra um humano. Além disso, os estudantes tiveram que trabalhar em grupos e considerar aspectos como prospecção de novos negócios, criatividade e inovação, identificação de oportunidades, análise de riscos, plano de negócios e formalização do negócio, que são estudados na disciplina de Empreendedorismo I. 

Ao final do projeto, um questionário de avaliação aplicado aos estudantes revelou que mais de 80% deles concordaram que desenvolver trabalhos que envolvem diferentes disciplinas do curso contribuiu significativamente para o interesse e aprendizado dos conteúdos abordados. O formulário também revelou que todos os estudantes concordaram que outras disciplinas estudadas ao longo do curso tiveram um impacto positivo na conclusão do trabalho proposto. Assim, os resultados demonstram que os alunos reconhecem a integração dos conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas e semestres ao longo do curso, ressaltando que a matriz curricular favorece a construção e o desenvolvimento gradual das habilidades e competências esperadas de um bacharel em Sistemas de Informação.

Para os professores, a proposta do projeto tem contribuição valiosa para fortalecer práticas inovadoras e diferenciadas no ensino e aprendizagem dos estudantes do curso de Sistemas de Informação. Eles esperam que a iniciativa possa inspirar e impulsionar a realização de mais projetos integradores ao longo do curso.

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