Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Extensão > 2023 > Estudantes visitam o supercomputador Santos Dumont

Estudantes visitam o supercomputador Santos Dumont

Alunos do curso Técnico em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação foram à Petrópolis conhecer o aparelho

No último dia 23, alunos do curso Técnico em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação, do Campus Manhuaçu, realizaram uma visita técnica ao supercomputador Santos Dumont, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis/RJ.

Na visita, os alunos tiveram uma pequena palestra com servidores da unidade, que explicaram as configurações do supercomputador, a arquitetura de processamento paralela, a distribuição de núcleos e a infraestrutura de redes. Em seguida, fizeram um tour dentro do contêiner onde está localizado o supercomputador para que pudessem visualizar a organização dos computadores, o sistema de resfriamento, o sistema elétrico, a redundância e o cabeamento de rede.

O coordenador da visita, professor Loham Silva, destaca que "a atividade proporcionou aos alunos o encontro do mundo acadêmico com o universo real, auxiliando o aluno a observar a infraestrutura de um supercomputador em pleno funcionamento". A aluna Daniela Foquer, do curso de Sistemas de Informação, também ressalta que "a visita representa uma forma de unir os conhecimentos obtidos em sala de aula, para ver na prática, como tudo funciona".

O supercomputador Santos Dummond é considerado a maior plataforma computacional da América Latina. Para mais informações acesse: https://sdumont.lncc.br/

registrado em: ,