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Nota da Direção-Geral em relação à deflagração da greve

Movimento teve início no Campus Manhuaçu a partir desta segunda-feira, 15 de abril

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu recebeu, na última sexta-feira (12/04), comunicado oficial da greve, dos servidores, por parte do Comando Local de Greve (CLG). O documento informa sobre o início do movimento a partir desta segunda-feira, dia 15 de abril.

A deflagração da greve se deu após assembleia com os servidores do Campus Manhuaçu, no último dia 9 de abril, na qual a maioria dos presentes (docentes e técnicos-administrativos) votaram a favor da greve por tempo indeterminado, refletindo o desejo coletivo por melhorias na educação pública e nas carreiras docente e técnico-administrativa. O movimento está sendo acompanhado por outros campi do IF Sudeste MG e também de Institutos Federais e Universidades Federais do Brasil.

A Direção-Geral do Campus Manhuaçu respeita o direito de greve dos docentes e técnicos-administrativos, reconhecendo a legitimidade de suas reivindicações, assim como o direito individual em decidir aderir ou não ao movimento. Diante deste cenário desafiador, pede-se compreensão à comunidade para superar os obstáculos e promover uma educação mais justa e de qualidade.

Durante o período de greve, os estudantes poderão acessar o campus para realizar atividades acadêmicas necessárias vinculadas aos serviços essenciais, bem como estabelecer diálogos com os demais alunos e servidores presentes, promovendo um entendimento coletivo do contexto e a formação de um pensamento crítico sobre a realidade que nos cerca.

Por fim, a Direção-Geral do Campus Manhuaçu informa que foi realizada reunião da gestão institucional com o Comando Local de Greve (CLG), onde ficaram definidos os serviços essenciais que serão mantidos durante o período de greve, e podem ser conferidos abaixo:

DIRETORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

  • Ações inerentes aos projetos de pesquisa e inovação vigentes, aprovados em editais da PROPPI;
  • Solicitação de pagamentos de bolsas provenientes dos projetos de pesquisa;
  • Orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) lato sensu;
  • Bancas para defesa de TCC;
  • Emissão de ficha catalográfica;
  • Emissão de nada consta;
  • Empréstimo de materiais para desenvolvimento de ações de pesquisa vinculadas aos serviços considerados essenciais;
  • Ações inerentes à aquisição de materiais e insumos solicitados por pesquisadores e coordenadores de curso lato sensu.

DIRETORIA DE ENSINO

  • Pagamentos dos auxílios vinculados à Assistência Estudantil;
  • Processo Seletivo 2024/2, incluindo a Comissão da Copese e a Comissão de Divulgação locais;
  • Curso FIC do Programa Mulheres Mil;
  • Procedimentos e processos relacionados às aquisições e contratações para os cursos técnicos e de graduação;
  • Atendimentos do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI);
  • Apresentação da proposta de oferta dos Cursos Técnicos Integrados no CODIR;
  • Procedimentos relacionados ao Reconhecimento de Curso da Graduação em Sistemas de Informação;
  • Registro Acadêmico (agendamento com 48h de antecedência);
  • Biblioteca (funcionamento em horário reduzido);
  • Contrato de profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE);
  • Ações inerentes à manutenção das culturas agrícolas da unidade (viveiro e Unidade II).

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

  • Procedimentos e processos relativos ao pagamento de bolsas;
  • Emissão de certificados, declarações e nada consta;
  • Manutenção de projetos e demais ações de Extensão que envolvam parcerias e/ou fomento externo, com prazo para conclusão das atividades;
  • Manutenção de projetos de Extensão com bolsas e que estejam em andamento;
  • Empréstimo/disponibilização de materiais do almoxarifado da Extensão que sejam necessários para o desenvolvimento de atividades/serviços essenciais;
  • Procedimentos e processos relativos à realização de estágio obrigatório e não obrigatório pelos discentes do campus e ao seguro dos estudantes.

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO (DAP)

  • Liquidações e pagamentos em geral;
  • Emissão e reforço de empenhos;
  • Serviços de contabilidade;
  • Serviço de manutenção de rede de dados, de sistemas institucionais e equipamentos de TI;
  • Prorrogação de contratos administrativos;
  • Fiscalização e gestão de contratos administrativos;
  • Tramitação de processos de compras e licitações relativas aos serviços essenciais que não possam ser adiados;
  • Tramitação e conclusão de processos de Dispensa de Licitações;
  • Conclusão da comissão de inventário instituída pela PORTARIA CAMPUSMNU/IFSUDMG Nº 19 / 2024 – MNUGAB;
  • Recebimento de Nota Fiscal, tramitação do processo de ateste e guarda do material;
  • Publicações relacionadas a contratos e portarias do Campus nos devidos canais.

COMUNICAÇÃO

  • Publicação de notícias no site institucional e redes sociais, acerca de atividades/serviços essenciais, bem como as notícias relacionadas à greve.

GERAL

  • Cadastro de demandas, consolidação e demais procedimento relacionados ao PGC/PAC;
  • Contratação de professores substitutos que estejam em andamento;
  • Processos eleitorais iniciados até a data de 12/04/2024;
  • Demandas judiciais, de órgãos de fiscalização, de auditorias externas, de ouvidoria interna e demais que envolvam prazo legal;
  • Reuniões do Conselho de Campus.


Os serviços essenciais poderão sofrer atualizações de acordo com a necessidade da gestão, juntamente ao Comando Local de Greve (CLG), bem como por novas orientações e normativas publicadas.

Nota atualizada em 23/04/2024.

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