Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > VIII Enneabi: servidores e estudantes do Campus Manhuaçu participam do evento
conteúdo

Geral

VIII Enneabi: servidores e estudantes do Campus Manhuaçu participam do evento

IF Sudeste MG levou a segunda maior comitiva ao evento: 33 participantes, entre servidores(as) e estudantes

Entre os dias 4 e 6 de junho de 2025, servidores e estudantes do IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu participaram do VIII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (VIII ENNEABI), realizado no Instituto Federal do Amapá (IFAP) – Campus Macapá. O evento reuniu representantes de diversos IFs de todo o país, com o objetivo de fortalecer os debates e as práticas de promoção da equidade racial, da diversidade e da inclusão no âmbito da Rede Federal.

Representaram o Campus Manhuaçu os professores Loham Santos da Silva e Elder Stroppa, além dos estudantes bolsistas Rafael Silva (Técnico em Informática) e Caroline Portella (Bacharelado em Sistemas de Informação). A participação foi viabilizada graças ao apoio institucional da Reitoria do IF Sudeste MG, que garantiu os recursos financeiros para servidores(as) e estudantes, bem como o suporte logístico e de transporte das unidades.

Durante o evento, os representantes do campus participaram de palestras, oficinas e fóruns, além de apresentarem quatro trabalhos vinculados ao projeto de extensão "Itinerário de Cidadania: uma conversa necessária sobre racismo, diversidade e inclusão nas escolas", vinculado ao Edital 01/2024.

Os trabalhos apresentados abordaram quatro eixos centrais:

  • Letramento racial e formação étnico-racial para professores da rede estadual, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Palestras nas escolas da rede estadual, promovendo o letramento racial entre os(as) estudantes;
  • Reflexões sobre cidadania, diversidade e inclusão no contexto escolar;
  • Desenvolvimento de um e-book destinado à comunidade, com conteúdos educativos sobre cidadania e antirracismo.

Os professores Loham e Elder, coordenadores do projeto, destacam que a participação no ENNEABI foi fundamental para dar visibilidade às ações de educação para as relações étnico-raciais desenvolvidas pelo campus, além de fortalecer o compromisso institucional com a promoção dos direitos humanos, da diversidade e da inclusão social.

“O projeto tem sido muito importante para fomentar o debate sobre racismo, diversidade e inclusão nas escolas. Nosso objetivo é despertar nos envolvidos uma compreensão mais profunda sobre essas pautas, contribuindo para o exercício da cidadania de forma mais crítica, consciente e transformadora”, ressaltam os coordenadores.

O IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu reafirma, assim, seu compromisso com a promoção da equidade, do respeito às diversidades e com a formação cidadã, alinhando-se aos princípios que norteiam a Rede Federal.

registrado em: