Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > 2019 > 04 > Aluna do Campus Muriaé lança moda em Portugal
conteúdo

Destaque

Aluna do Campus Muriaé lança moda em Portugal

"Contributo do Design para a Renda de Bilros — Dos elementos decorativos da renda tradicional para o corpo" é o projeto de Thayenne Moura. Thayenne Moura, estudante de Design de Moda do Campus Muriaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais foi recebida pela Escola Superior de Media Artes e Design para desenvolver um trabalho de caráter prático integrado ao projeto de investigação — "Rendas de Bilros, Design e Sociedade".

O trabalho é desenvolvido através de uma colaboração entre a Escola Superior de Media Artes e Design, o Museu de Rendas de Bilros de Vila do Conde e a Escola de Rendas de Bilros de Vila do Conde, e foi executado na Unidade de Investigação de Media Artes e Design (uniMAD). Olívia Marques da Silva, Presidente da ESMAD, e Soraia Teixeira, docente do departamento de design, são as coordenadoras.

A estudante fez um levantamento teórico sobre a técnica e o uso doméstico e eclesiástico das rendas de bilros em Portugal e no Brasil, e, como resultado prático, apresenta o projeto "Panos", uma coleção de três peças executadas pela própria. Estes objetos surgem a partir dos panos decorativos "naperons", que por norma são usados como base decorativa de outras peças, dos chamados "adornos", mas que agora passam a ser usados pelo corpo como forma de o enaltecer e de o decorar.  

O Professor Rui Gonçalves de Souza, coordenador do curso de tecnologia em Design de Moda do Campus Muriaé está orgulhoso do desempenho dos estudantes: "Nossos alunos estão fazendo bonito por aí, indo além das fronteiras do Instituto. Estão aproveitando bem a oportunidade de Intercâmbio que o IF Sudeste MG vem proporcionando a eles", comemora o professor. 

 
Fonte: site Esmad
Fotos: professor Luís Ribeiro

 

registrado em: