Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > 2019 > 04 > Campus Muriaé se destaca em Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais
conteúdo

Destaque

Campus Muriaé se destaca em Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Foram 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata, 3 medalhas de bronze, 3 menções honrosas e 4 medalhas de participação conquistadas pelos alunos do IF Sudeste MG na OMIF 2018. 

A Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF - Internacional) é uma competição direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível. A Olimpíada tem duas fases. A primeira fase aconteceu em cada unidade participante, foram 12 mil alunos aproximadamente em todo Brasil. Classificaram-se para a segunda fase os alunos que obtiveram nota igual ou superior a 20 pontos em uma prova com 30 questões. O segundo critério, que proporcionou que todos os campi tivessem pelo menos um aluno classificado, selecionava a maior nota de cada campus abaixo de 20.

Na segunda fase, realizada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, estiveram presentes cerca de 300 alunos e foram distribuídas 10 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. Além de 40 medalhas de menção honrosa e aproximadamente 200 medalhas de participação.

No número de medalhas, apenas o Campus Natal do IFRN superou o Campus Muriaé. “Mais importante do que o número de medalhas, é a oportunidade que a Olimpíada proporcionou a tantos jovens que sonham com um futuro melhor. Que esta e tantas outras experiências não se percam e que possamos lutar para que os IFs, especialmente o IF Sudeste MG,  continuem proporcionando educação de qualidade e gratuita”, afirma o professor de matemática do Campus Muriaé, Leonardo Bertholdo de Assis.

A OMIF Internacional é um projeto de extensão organizado pelos professores da rede federal. O projeto nasce no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”. O projeto faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

Confira os alunos do IF Sudeste MG que conquistaram medalhas:

Medalha

Aluno

Campus

Ouro

Fellype Braga Araújo

Muriaé

Ouro

Maria Luísa Cruz Andrade

Muriaé

Prata

Guilherme Oliveira Gonçalves

Juiz de Fora

Prata

Luís Karlos Mendes de Oliveira

Muriaé

Bronze

João Vithor Marques Duarte e Castro

Muriaé

Bronze

Marcelo de Melo Amorim Filho

Muriaé

Bronze

Maria Eduarda Ferndandes Souza Camara

Juiz de Fora

Menção Honrosa

João Pedro Seixas de Souza

Juiz de Fora

Menção Honrosa

Kaio Vinycius Braga dos Santos

Juiz de Fora

Menção Honrosa

Thiago Henrique Reis

Barbacena

Participação

Clara Leite de Oliveira

Santos Dumont

Participação

Marcelo Junio Mendes Siqueira

Barbacena

Participação

Nicolas bettoni Gomes de Oliveira

Barbacena

Participação

Stéphanie Silveira Tavares

Juiz de Fora

Ascom/Reitoria
Fonte: site da OMIF
24/10/2018