Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > 2019 > 06 > Professor do Campus Muriaé publica artigo em revista internacional

Professor do Campus Muriaé publica artigo em revista internacional

Weder Ferreira da Silva publicou artigo na Revista de Estudios Brasileños, editada pelo Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca, na Espanha.

O Professor Doutor Weder Ferreira da Silva, do Núcleo de Ciências Humanas do Campus Muriaé, publicou o artigo "De Cipriano Barata a Teófilo Ottoni: Linguagens políticas e léxico Republicano na imprensa brasileira no Primeiro Reinado"Revista de Estudios Brasileños, editada pelo Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca, na Espanha. O artigo é uma parceria com o Professor Doutor Felipe Riccio, da Universidade Federal de Alfenas.

O trabalho analisa a circulação do pensamento republicano nas primeiras décadas do Brasil independente. Ao utilizar referenciais teóricos e metodológicos da História dos Conceitos e da Nova História Política, os autores recuperam as trajetórias políticas e intelectuais de Cipriano Barata (1762-1838) e de Teófilo Ottoni (1807-1869) para analisar as variações do republicanismo em pleno contexto de implantação da forma monárquica de governo, o que torna o tema em questão central para compreensão do processo de formação do Estado nacional brasileiro. Confira o artigo através do link:  http://revistas.usal.es/index.php/2386-4540/article/view/reb20196124153.