Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > 2019 > 12 > "Projeto Piloto: Horta Agroecológica na Escola" conclui primeira turma

"Projeto Piloto: Horta Agroecológica na Escola" conclui primeira turma

Palestra, plantio de mudas e entrega de certificados marcaram o encerramento do Projeto, que ocorreu no dia 5 de dezembro.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Da esquerda para a direita: o Coordenador do Projeto, aluna concluinte, o Coordenador de Desenvolvimento de Campo e a Professora Carla Gomes.

O último encontro do “Projeto Piloto: Horta Agroecológica na Escola” aconteceu no dia 5 de dezembro e foi marcado pela palestra “Meio ambiente, conservação da água e do solo”, ministrada pela professora Ana Paula Vilela Carvalho. O Projeto é uma parceria do Campus Muriaé do IF Sudeste MG com a Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral, localizada no distrito de Pirapanema, em Muriaé, e destina-se aos alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental. O projeto conta com a participação da equipe da Coordenação de Desenvolvimento de Campo, da equipe Pedagógica e dos Docentes do Curso Técnico Integrado de Agroecologia do Campus Muriaé.

Depois da palestra, os alunos plantaram mudas. Além disso, cada um recebeu uma muda frutífera para plantar em sua casa. No mesmo dia, houve a solenidade de encerramento do Projeto e a entrega de certificados aos 18 alunos concluintes. A Professora Carla Gomes Teodoro Fernandes, coordenadora do CEICE - Coordenação de Extensão e Integração Campus Empresa; Simone Cristina Souza Barros, Diretora da Escola  Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral; Denilson dos Reis Coelho, Coordenador de Desenvolvimento de Campo; e Joseli Marcos Carvalho, Coordenador do Projeto, participaram da solenidade. A palestrante, professora Ana Paula, representou os professores do Campus Muriaé, e a professora Viviane representou os professores da Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral.

Sobre o Projeto: objetivos e perspectivas

O “Projeto Piloto: Horta Agroecológica na Escola”  iniciou suas atividades com 24 alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Foram realizados 10 encontros quinzenais, às quintas-feiras, de 13 às 15:00 horas. A cada encontro foi trabalhado um tema do universo horta agroecológica, sendo uma parte teórica e outra prática. Além disso, uma horta foi construída com os alunos.

Para o Coordenador do Projeto: “as experiências e o aprendizado absorvidos neste projeto servirão para elaborar, em 2020, um projeto mais robusto, que atenda a mais escolas do de Muriaé”.

Joseli fala ainda sobre os objetivos do Projeto: “O objetivo principal é promover a agroecologia e incentivar a alimentação saudável nas escolas. Para além, o projeto alcança um segundo objetivo que é a divulgação da Instituição e seus cursos. Os alunos de 8º e 9º anos têm a oportunidade de conhecer os princípios trabalhados no Curso Técnico Integrado em Agroecologia, e, quem sabe, ingressar como alunos do IF Sudeste MG”, reflete o Coordenador.