Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > “Desinfodemia”: Campus Muriaé promove live sobre notícias falsas no contexto da Covid-19
conteúdo

Geral

“Desinfodemia”: Campus Muriaé promove live sobre notícias falsas no contexto da Covid-19

Evento online está marcado para a quarta-feira (9) e terá como pauta a desinformação e o combate às fake news.

Na esteira do projeto InfoCast, podcast do Campus Muriaé que propõe a checagem de informações sobre a Covid-19, o IF Sudeste MG promove, na próxima quarta-feira (9), um evento online que promete auxiliar no combate à desinformação provocada pela disseminação exacerbada de notícias falsas sobre o novo Coronavírus.

A live, denominada “Desinfodemia: fake news no contexto da Covid-19”, terá a participação de convidados das áreas de Comunicação e Saúde, buscando levar ao público a compreensão do fenômeno das fake news e a dimensão de suas consequências, colocando em cheque as informações mais recentes que vêm circulando sobre a Covid-19 e ensinando formas de se proteger, evitando o compartilhamento indevido e a desinformação generalizada. A iniciativa partiu do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação da Covid-19 do IF Sudeste MG - Campus Muriaé.

Num primeiro momento do evento, o jornalista Wallacy Pasqualini fala sobre questões como o uso adequado do termo fake news, a origem das notícias fraudulentas e fenômenos de desinformação relacionados. Já o biólogo e professor do Campus Muriaé, Bruno Faria Fernandes, apresentará concepções sobre as fake news, tanto pelo viés filosófico, quando pelo técnico, contestando informações disseminadas por determinados grupos, como os “anti-vacina”. O objetivo é colocar em pauta o que vem sendo recentemente disseminado sobre a Covid-19, apresentando o que a ciência, de fato, confirma em relação a estas informações.

Como participar

A transmissão do evento ocorre pelo canal do Campus Muriaé no Youtube, a partir das 19 horas. Interessados em enviar perguntas com antecedência poderão fazê-lo por meio deste formulário. Entretanto, a interação com os convidados também pode ser feita por meio de comentários no momento da live. As dúvidas serão repassadas de acordo com a frequência com que ocorrerem e respondidas conforme disponibilidade dos participantes.

#pratodosverem: na imagem, consta o título do evento e informações de transmissão, conforme descrito na matéria. Há, ainda, fotos dos quatro participantes (Bruno Faria, Wallacy Pasqualini, o professor e representante do comitê local, Rone Santos, e a jornalista mediadora Elisa Franco)