Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Alunos do Campus Muriaé visitam Campo Experimental da Embrapa

Alunos do Campus Muriaé visitam Campo Experimental da Embrapa

estudantes do último ano do curso técnico em Eletrotécnica (Integrado) e de Eletromecânica (Concomitante/Subsequente), acompanhados pelos professores Rafael Brandi e Luan Braga, tiveram a oportunidade de conhecer o Campo Experimental "José Henrique Bruschi", em Coronel Pacheco-MG
Em 22 de agosto os estudantes do último ano do curso técnico em Eletrotécnica (Integrado) e de Eletromecânica (Concomitante/Subsequente), acompanhados pelos professores Rafael Brandi e Luan Braga, tiveram a oportunidade de conhecer o Campo Experimental "José Henrique Bruschi" da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco-MG.

Neste campo experimental são conduzidas diversas pesquisas de melhoramento de forrageiras para pastagens para gado leiteiro, como também para reprodução, sanidade animal e qualidade de leite em vacas-leiteiras. As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Gado de Leite são parte relevante do conhecimento que faz do Brasil referência mundial na produção de leite em regiões tropicais.

A visita técnica foi conduzida pelo instrutor Raymundo Souza onde foi nos apresentados parte da infraestrutura da instituição que possui pouco mais de 1000 hectares. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar as aplicações dos VANTs, popularmente chamado de Drone, na agricultura de precisão a partir do uso de sensores, sensoriamento remoto, sistemas controlados por software e o monitoramento desde o plantio até a colheita das forrageiras.

No período da tarde os estudantes foram até as instalações do Compost Barn, um sistema fechado e controlado, que visa reduzir custos de implantação, manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários do rebanho leiteiro e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos provenientes da atividade.

Diversos sensores, atuadores e sistemas de monitoramento e controle foram observados durante a visita, que atuam no gerenciamento da temperatura, umidade, pressão, água, nutrição, limpeza, saúde dos animais, entre tantos outros. Por diversos momentos os estudantes não hesitaram em fazer perguntas, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências. Com a visita foi possível conhecer um pouco dentre as vastas aplicações que a automação de processos podem proporcionar junto ao uso racional de energia, otimização dos custos de produção, redução de perdas associadas e aumento da produtividade, principalmente.

Agradecemos a Embrapa Gado de Leite pela oportunidade

Foto1.jpeg