Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > 2019 > 12 > Campus Muriaé e parceiros encerram primeira turma de curso de Bovinocultura de Leite

Extensão

Encerramento aconteceu no dia 19 de dezembro. Dos 15 alunos ingressantes, 14 alunos obtiveram o certificado de conclusão.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Equipe e alunos posam. Alunos seguram seus certificados.

#Pratodosverem: Equipe e alunos posam. Alunos seguram seus certificados.

No dia 19 de dezembro, aconteceu o último encontro do Curso de Extensão em Bovinocultura de Leite. O módulo, denominado “Reprodução de bovinos de leite”, foi ministrado pelo Zootecnista e Coordenador do Projeto, Carlos Paulo de Assis Pereira. Houve um almoço de confraternização, e, depois disso, a entrega dos certificados aos concluintes.

O evento contou com a presença do prefeito de Miradouro, Almiro Marques de Lacerda Filho (Mirim); do vice-prefeito, Marco Aurélio dos Santos Silva; do Secretário de Agricultura, Rafael Palmerindo Ferreira; do Diretor de Ensino do Campus Muriaé, Marcos Paulo de Oliveira Ramalho de Freitas; da Coordenadora de Extensão e Integração Campus Empresa, Carla Gomes Teodoro Fernandes; do Coordenador Geral da Unidade Rural, Joseli Marcos Carvalho; e do Coordenador do Curso de Extensão em Bovinocultura de Leite, Carlos Paulo de Assis Pereira.

O curso disponibilizou 15 vagas, todas foram preenchidas e 14 alunos obtiveram o certificado de conclusão. “Ficamos muito felizes com a alta retenção dos alunos no curso, não imaginávamos um número tão expressivo de concluintes”, ressaltou o coordenador do projeto. Em sua fala, o prefeito destacou que o Campus Muriaé do IF Sudeste MG é uma importante conquista para toda a região e não apenas para a cidade de Muriaé.

O curso

O Curso de Extensão em Bovinocultura de Leite foi promovido pelo Campus Muriaé do IF Sudeste MG, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Miradouro. Trata-se de uma iniciativa da CDC, Coordenação de Desenvolvimento de Campo do Campus Muriaé, com o objetivo de ofertar cursos de extensão aos produtores rurais da região de Muriaé. O curso foi ofertado em 10 encontros quinzenais, na propriedade dos participantes.

O coordenador  explica que o tema foi escolhido devido a experiência anterior com o PRONACAMPO, e pela relevância econômica e social que a bovinocultura de leite tem para a região. Diante da definição do curso, buscou-se a parceria da Prefeitura Municipal de Miradouro para a elaboração de um PROJETO PILOTO. A ideia, segundo Carlos Paulo de Assis Pereira,  é que nos próximos anos o projeto seja ampliado para os demais municípios da região de Muriaé.

Esta ação está de acordo com as finalidades e objetivos dos Institutos Federais, conforme art. 6º e 7º da Lei Nº 11.892/2008. Segundo o CONIF  (2012) “A extensão é compreendida como o espaço em que as instituições promovem a articulação entre o saber fazer e a realidade sócio-econômica, cultural e ambiental da região. Educação, Ciência e Tecnologia devem se articular tendo como perspectiva o desenvolvimento local e regional, possibilitando assim, a imbricação/interação necessária à vida acadêmica”.