Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Estudante e servidora do Campus Muriaé participam de publicação da Editora Atena
conteúdo

Geral

Estudante e servidora do Campus Muriaé participam de publicação da Editora Atena

Victor Cavalari de Oliveira, discente de Administração, e Emmanuella Miranda, Assistente Social, contribuem para o artigo “Políticas de Educação Profissional, Pobreza, o Banco Mundial e as Estratégias Discursivas.”

Publicado na última sexta-feira (11) pela Editora Atena, o ebook Capitalismo Contemporâneo e Políticas Educacionais 2, disponível para download aqui, busca debater sobre as temáticas dos desafios educacionais, elencados principalmente no contexto atual da pandemia.

A publicação conta com uma colaboração do estudante Victor Cavalari de Oliveira, aluno do curso de graduação em Administração no IF Sudeste MG – Campus Muriaé, que em conjunto com a servidora Emmanuella Miranda, Assistente Social do Campus Muriaé, contribuíram para o desenvolvimento do artigoPolíticas de Educação Profissional, Pobreza, o Banco Mundial e as Estratégias Discursivas”, o estudo tem como primeira autora a pedagoga Lilian Carneiro (IF – Campus Rio Pomba).

Confira o resumo do Artigo

Este trabalho teve como objetivo analisar através da Análise de Discurso Critica, os documentos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e as orientações do Banco Mundial. Mediante a crescente desigualdade social, pobreza e a exclusão que se instauram cada vez mais em nome do desenvolvimento econômico, há a necessidade de invocar ilusoriamente conceitos como os que sustentam o PRONATEC, com o objetivo de internalização de uma nova cultura de conformação, fragmentação e despolitização dos grupos subalternos, uma vez que a base capitalista em que se materializam essas políticas não possui a pretensão de reformas estruturais, mas de mudanças pontuais que são colocadas como se fossem de interesse universal, quando na realidade mascaram interesses da minoria dominante.

Link para o artigo completo.

registrado em: