Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Estudantes do curso de Gestão da Tecnologia da Informação participam de hackathon oferecido pelo tecnoPARQ da UFV

Evento contou com equipes de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais para promover a criação de soluções inovadoras para temas que envolvem práticas sustentáveis.
Equipe EcoCrédi no tecnoPARQ Acelerathon,  formada por estudantes do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. Da direita para esquerda: Lucas Ribeiro da Cunha, Lucas Machado Berriel, Amanda, Viktor Hugo e Feliphe

Equipe EcoCrédi no tecnoPARQ Acelerathon, formada por estudantes do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. Da direita para esquerda: Lucas Ribeiro da Cunha, Lucas Machado Berriel, Amanda, Viktor Hugo e Feliphe

Entre os dias 28 a 30 de Abril de 2023, ocorreu o tecnoPARQ Acelerathon, um hackathon organizado pelo tecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa), que é vinculado ao CENTEV da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento (que ocorreu nas dependências do tecnoPARQ, em Viçosa-MG), contou com equipes compostas por estudantes de graduação e de pós-graduação, de diversas regiões do Brasil e também da América Latina, além de profissionais e pesquisadores de diversas áreas. As equipes (muitas delas multidisciplinares) tinham que propor soluções inovadoras para temas de sustentabilidade, tema tão essencial nos dias atuais. Nesta edição, cada equipe participante podia propor uma solução para uma das seguintes áreas: Bioeconomia, AgroInova e InovaFood. Nos três dias de evento, as equipes se desdobraram para propor soluções para problemas reais do mercado, focando em práticas sustentáveis. As equipes também contavam com a colaboração de mentores, para que pudessem aprimorar suas ideias. Ao final do evento, cada equipe tinha cinco minutos para apresentar suas ideias para os (as) avaliadores (as) e as equipes que obtiveram maior nota, foram premiadas.

O curso superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Campus Muriaé contou com uma equipe composta por discentes do curso, sendo eles: Amanda Coelho de Carvalho, Lucas Ribeiro da Cunha, Viktor Hugo Ribeiro Dias (estes três do quinto período do curso), Feliphe Araújo dos Santos (terceiro período) e Lucas Machado Berriel (primeiro período). A equipe, que se chamou EcoCrédi, propôs uma solução que viabiliza a gestão de crédito de carbono. A ideia consistiu na idealização de uma plataforma que permite com que grandes empresas, interessadas no investimento de projetos de compensação de emissões de carbono, possam comprar créditos de carbono de pequenos produtores, promovendo práticas sustentáveis e de forma colaborativa entre pequenos produtores e grandes empresas. De acordo com Amanda, participante da equipe, “tivemos uma ótima oportunidade de mostrar como nós, da área de Tecnologia, podemos contribuir com diversos setores, promovendo Inovação Tecnológica. Durante os dias do evento, ficamos imersos no mundo do empreendedorismo e auxiliados brilhantemente pelos mentores, conseguimos, em quarenta e oito horas, dar vida a um projeto de startup”. Ainda sobre os desafios promovidos pelo evento, a aluna disse que “sair da zona de conforto e ser desafiada a montar um plano de negócio em pouco tempo, foi desafiador, mas também muito gratificante. Um aprendizado incrível oferecido pelo tecnoPARQ da UFV”, concluiu a aluna.

Foi a primeira vez que estes discentes participaram de um evento desta natureza. Na classificação geral (envolvendo todas as equipes, de todas as três áreas de interesse do evento), a equipe EcoCrédi conquistou o sétimo lugar. Na área em que estavam disputando (AgroInova), a equipe EcoCrédi ficou em terceiro lugar.