Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Estudantes dos cursos de Administração, Recursos Humanos e Secretariado visitam instalações da UFV

Visitas técnicas ao TecnoPARQ e ao Laticínio Escola Viçosa ocorreram no dia 06 de junho

Vinte e cinco estudantes representando os cursos de Administração, Técnico em RH e Técnico em Secretariado do Campus Muriaé, realizaram na última semana, uma visita técnica a cidade de Viçosa. A programação contou com visita a estrutura do TecnoPARQ na parte da manhã e ao Laticínio Escola Viçosa na parte da tarde.

O TecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa) é uma das unidades do CenTev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa). Inaugurado em 15 de abril de 2011, foi o primeiro parque tecnológico de Minas Gerais a entrar em operação. Com uma área total de 214 hectares, possui 174 hectares de preservação ambiental e 40 hectares destinados à urbanização e ocupação por empresas de base tecnológica e Centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D&I). Na oportunidade os alunos assistiram a uma apresentação sobre a TecnoPARQ, com enfoque sobretudo aos principais projetos e programas desenvolvidos pelo parque tecnológico para fomentar e atrair o interesse de que novas startups sejam incubadas e possam desenvolver seus produtos ou serviços inovadores no local. Após essa apresentação inicial, os alunos desenvolveram uma atividade prática em grupos, voltado ao desenvolvimento um pitch. O pitch é uma apresentação breve e direta de uma empresa, produto, serviço ou ideia, que costuma ser feita por empreendedores que estão em busca de capital com investidores.

Os discentes também conheceram a unidade fabril da Laticínios Viçosa, responsável pela produção do doce de leite mais conhecido no Brasil – o Doce de Leite Viçosa, que em 2019, foi eleito pela 10ª vez o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, e se consagra como o maior vencedor geral da história da premiação. Atualmente o laticínio conta com uma enorme gama de produtos dentro de seu portfólio produtivo, como manteigas, requeijão e iogurtes, no entanto, a linha de doces de leite é o carro chefe da empresa, cujo sucesso levou a cidade de Viçosa a ser reconhecida em 2023 pelo Governo de Minas Gerais, como a “Capital Estadual do Doce de Leite”. Foi nesse ambiente, que representa um grande case de sucesso empresarial em nossa região, que os alunos do IF Sudeste MG – Campus Muriaé foram recebidos e puderam conhecer todo o processo produtivo da empresa, passando pelos maquinários, etapas produtivas, mão-de-obra especializada, cuidados com a qualidade desde a recepção da matéria-prima (leite) até a finalização do produto em sua embalagem final. Os alunos assistiram a uma apresentação da empresa, com o Diretor Comercial da Laticínios Viçosa e, ao final, puderem fazer perguntas e debater sobre os mais diversos temas, como produção, logística e armazenagem de materiais.

Laticínios Viçosa 1.jpeg

Laticínios Viçosa 2.jpeg