Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Live de encerramento INFOCAST: especialistas debatem "Crença, ciência e desinformação"
conteúdo

Geral

Live de encerramento INFOCAST: especialistas debatem "Crença, ciência e desinformação"

Interferência das redes sociais sobre a visão de mundo das pessoas é um dos temas do evento, que contará com a participação de convidados externos.
publicado: 19/11/2020 15h25, última modificação: 19/11/2020 15h25

O projeto “Infocast”, destinado ao combate às fake news criadas em torno da Covid-19, chega ao fim de uma primeira fase. E, para encerrar a etapa 2020 prezando ainda mais por informação de qualidade, os desenvolvedores realizarão a live "Crença, ciência e desinformação no mundo digital". O encontro virtual ocorre no dia 10 de dezembro, às 19h, no canal do Campus Muriaé no Youtube.

Segundo o coordenador do Infocast, professor Rone Santos, o evento é muito mais que um momento de encerramento: é um espaço para debater e refletir sobre como as ferramentas e sistemas digitais influenciam o modo de vida contemporâneo. “Isso não só quanto a um certo estabelecimento - via sistemas algorítmicos, de I.A. ou machine learning - de percepções do mundo e de direcionamento de nossas escolhas em diversos campos como a política e nossas relações sociais, mas também na construção psicológica de um ambiente que favorece a proliferação da desinformação”, pontua ele.

Para tratar do tema, foram convidados os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marco Antônio Sousa Alves, e da Universidade de Brasília (UnB), Ronaldo Pilati. O primeiro falará sobre como as ferramentas digitais interferem em nossa percepção do mundo (o lugar dos algoritmos e das redes sociais, por exemplo), enquanto o segundo irá tratar dos mecanismos psicológicos da crença, ou seja, o que faz as pessoas acreditarem mesmo em coisas racionalmente absurdas, além de quais fatores interferem nisso. 

O evento é aberto ao público, portanto, não é necessário se inscrever.

Sobre os convidados

1 - Ronaldo Pilati

Mini Currículo: Professor associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador do Laboratório de Psicologia Social (LAPSOCIAL/UnB). É autor do livro "Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar" (Editora Contexto, 2018). 
Tema da intervenção: "A máquina de crenças e a negação da ciência"

2 - Marco Antônio Sousa Alves

Mini Currículo: Professor Adjunto de Teoria e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa SIGA (Sociedade da Informação e Governo Algorítmico). Co-organizador do livro "A sociedade da informação em questão: o direito, o poder e o sujeito na contemporaneidade" (Editora D'Plácido, 2019).
Tema da intervenção: "Algoritmos e desinformação"