Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Núcleo de Estudos em Agroecologia Puri convida para Seminário do Programa de Extensão

Encontro será na sexta-feira, dia 26, às 13h, no auditório do Campus Muriaé, Unidade Barra

O Núcleo de Estudos em Agroecologia Puri (NEAP) do IF Sudeste MG – Campus Muriaé convida para o Seminário do Programa de Extensão “Articulando e consolidando a Agroecologia em Muriaé e região”, que será realizado na sexta-feira, dia 26, a partir das 13h no auditório da unidade Barra.

Este Programa de Extensão do NEAP conta com os objetivos de articular e consolidar os agricultores envolvidos com a agroecologia em Muriaé e região; difundir propostas, concepções metodológicas e práticas agroecológicas e possibilitar troca de saberes e experiências entre os atores sociais, estudantes e servidores e promover a reflexão conjunta dos diversos temas que compõem os projetos integrantes do programa.

NEAP do IF Sudeste MG – Campus Muriaé é resultado da articulação entre uma nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, instituída no Brasil a partir de 2003, e as instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas do país. Nesses mais 10 anos de existência, o Núcleo executou várias outras ações de pesquisa e extensão, com financiamento do CNPq, do CONIF e também do próprio IF Sudeste MG. Todos os projetos possuem como princípio a extensão rural dialógica, sendo indissociável do ensino e da pesquisa e, como base teórica, metodológica e prática, os princípios da agroecologia e democracia.

Confira os projetos e alguns resultados do Programa de Extensão

Projetos:

1. Proteção de Nascentes e tratamento de esgoto doméstico em propriedades rurais, Muriaé-MG;

2. Curso de fortalecimento e disseminação das práticas e da produção agroecológicas;

3. ATER Agroecológica para agricultores da Rede Sabor e Saúde da Serra: superando os desafios da produção;

4. Relações de gênero e conhecimentos no empoderamento das agricultoras familiares de Muriaé (MG) e região.;

5. Tempos Agroecológicos: Registros do fortalecimento da Agroecologia em Muriaé e região.

Evento:

Seminário do Programa de extensão Núcleo de Estudos em Agroecologia Puri: articulando e consolidando a agroecologia em Muriaé e região

Alguns resultados:

Pessoas atendidas pelas ações do programa: 150