Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Processo Seletivo 2021.1 do IF Sudeste MG abre inscrições nesta segunda-feira, dia 18

Destaque

Campus Muriaé oferta pela primeira vez os cursos de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (graduação) e Técnico em Vestuário (técnico concomitante ou subsequente); no total, a unidade abre mais de 400 vagas para 12 cursos, nas modalidades técnico integrado, técnico e graduação.
#pratodosverem: Processo Seletivo 2021.1. O mundo mudou, e o IF Sudeste MG se reinventou.

Interessados em estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em 2021 devem se inscrever no Processo Seletivo da instituição a partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, até 21 de fevereiro. São mais de três mil vagas em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. As oportunidades incluem cursos técnicos (integrados, concomitantes e/ou subsequentes ao Ensino Médio), pós-técnico, de graduação e de pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo). Lembre-se o primeiro passo para a inscrição é a leitura completa do edital para todos os candidatos.

Outro ponto, importante, é que o sistema de inscrições não funciona quando acessado por smartphones. Ou seja, os candidatos interessados devem se cadastrar a partir do computador.

Modalidades diferentes, seleções diferentes

Para cursar a graduação é necessário ter o Ensino Médio completo (ou concluir o Ensino Médio até as datas da matrícula, que serão divulgadas em 22 de março). Do total das vagas, 70% serão preenchidas a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 (o candidato pode optar pelo seu melhor desempenho). As outras 30% são reservadas ao Sisu (com edital próprio e outras datas), ou seja, para quem fizer a atual edição do Enem.

Na inscrição de 18/1 a 21/2, para concorrer a uma das 70% das vagas reservadas para quem participou de uma edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deve anexar no sistema o Boletim do Enem (disponível em enem.inep.gov.br/participante). Vale destacar que as notas devem ser as mesmas informadas no formulário eletrônico.

A classificação para os cursos técnicos dependerá: das notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 9º ano (antiga 8ª série), no caso da seleção para os cursos concomitantes ou subsequentes; das notas obtidas nessas mesmas disciplinas no 8º ano (antiga 7ª série), no caso dos cursos integrados. Esses dados devem ser informados pelos candidatos também na inscrição.

Para comprová-los, será necessário anexar histórico escolar ou declaração emitida pela escola (conforme anexo II ou III, a depender da modalidade, do edital de cursos técnicos do Processo Seletivo). O documento precisa informar as mesmas notas inseridas pelo candidato e conter o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela instituição de ensino.

Os cursos integrados são dedicados a quem pretende cursar o Ensino Médio e a formação técnica no Instituto Federal, ao longo de três anos. Podem tentar uma vaga em cursos concomitantes ou subsequentes (em que são ofertadas apenas as disciplinas da formação técnica) os candidatos que já iniciaram (no ano letivo de 2020) ou já concluíram o Ensino Médio.

Seleção no Campus Muriaé

O Campus Muriaé tem dois cursos novos no Processo Seletivo 2021.1: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (graduação) e Técnico em Vestuário (técnico concomitante ou subsequente). Assim estão distribuídas as vagas da unidade:

Técnicos integrados ao Ensino Médio

• Técnico em Agroecologia: 70 vagas

• Técnico em Eletrotécnica: 35 vagas

• Técnico em Informática: 35 vagas

• Técnico em Mecânica: 35 vagas

Técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio

• Técnico em Eletromecânica: 35 vagas

• Técnico em Meio Ambiente: 30 vagas

• Técnico em Secretariado: 35 vagas

• Técnico em Vestuário: 30 vagas)

• Administração: 28 vagas

• Licenciatura em Ciências Biológicas: 28 vagas

• Tecnologia em Design de Moda: 25 vagas

• Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação: 25 vagas

Confira também as vagas nos campi: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.