Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Professor do Campus Muriaé colabora em livro da Universidade Estadual da Paraíba
conteúdo

Geral

Professor do Campus Muriaé colabora em livro da Universidade Estadual da Paraíba

Julio Pereira Monerat, docente de história, é um dos autores do capítulo sobre a Rede Tecnológica de Extensão Popular (RETEP).

Publicado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o livro Engenharias e outras práticas – técnicas engajadas: volume 1 – redes e movimentos, disponível para download pelo link, faz parte de uma trilogia que pretende abordar, em seus próximos volumes, temas como: programas acadêmicos de formação-intervenção e diálogos interdisciplinares e descoloniais.

Este primeiro volume conta com a colaboração do professor Julio Pereira Monerat, doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor de história do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Muriaé. O docente é um dos autores do capítulo “A RETEP (Rede Tecnológica de Extensão Popular): fundamentos, desafios e perspectivas”, que também conta com a participação dos professores Rubens Ragone Martins (IF – Campus Cataguases) e Fábio Bezerra (CEFET – MG).

Confira o resumo do capítulo

A RETEP (Rede Tecnológica de Extensão Popular) articula projetos de extensão de caráter popular e tecnológico, desenvolvidos no âmbito da rede federal de educação tecnológica e fundamentados na perspectiva da emancipação humana. O texto apresenta o processo histórico de criação da RETEP e os desafios para sua consolidação enquanto uma rede que objetiva congregar um vasto conjunto prático e teórico de experiências de projetos de extensão tecnológica popular e seus sujeitos. Discute os fundamentos da extensão popular e articula-os àqueles da educação tecnológica para, com isso, estabelecer a perspectiva humanamente emancipatória que deve embasá-los. O referencial marxiano fundamenta a crítica ao modo de produção capitalista, identificando a superação da forma social mercadoria como elemento determinante para o estabelecimento de relações humanas emancipadas. Discutem-se brevemente alguns exemplos de projetos desenvolvidos por integrantes da RETEP e são identificados seus desafios, o que não impede de estabelecer um referencial fundamentado em uma esperança ativa, cujo horizonte é a superação da ordem do capital.

registrado em: