Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Professor do Campus Muriaé publica artigo em Revista Internacional
conteúdo

Geral

Professor do Campus Muriaé publica artigo em Revista Internacional

O artigo " Epidemia, controle e vigilância: das quarentenas analógicas à quarentena digital" foi publicado na Revista de Filosofia Voluntas, da UFSM.

O professor do Campus Muriaé do IF Sudeste MG Rone Eleandro Santos publicou o artigo " Epidemia, controle e vigilância: das quarentenas analógicas à quarentena digital" na Revista de Filosofia Voluntas,  da Universidade Federal de Santa Maria. O artigo pode ser acessado pelo link https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/43837/pdf.

Resumo: No presente artigo analisamos como a ocorrência de epidemias de doenças contagiosas levaram o poder político e o conhecimento médico ao uso de diferentes técnicas e mecanismos para as enfrentar, como a instalação de quarentenas. Veremos como as epidemias de lepra e de peste e a atual pandemia de Covid-19 colocam em uso diferentes dispositivos e técnicas de controle e vigilância sobre os contaminados. A descoberta de que a restrição de movimento e o isolamento dos infectados diminui a disseminação de doenças contagiosas foi, e ainda é, uma das primeiras recomendações médicas na situação de epidemias. Nesse sentido, veremos como, das quarentenas antigas à quarentena atual, intensificamos ainda mais a vigilância sobre os corpos ao passarmos de um controle sobre a pele para um controle sob a pele. Palavras-chave: Controle; Vigilância; Quarentena Analógica; Quarentena Digital.

registrado em: