Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Professores do Campus Muriaé têm artigos publicados em Revistas Científicas

Professores do Campus Muriaé têm artigos publicados em Revistas Científicas

Publicações ocorreram nas revistas das instituições UNICAMP e UFSM

Na última semana, os professores do campus Muriaé Julio Cesar Pereira Monerat (História) e Lucas Magno (Geografia), realizaram a publicação de artigos em Revistas Científicas das instituições Universidade Estadual de Campinas (SP) e Universidade Federal de Santa Maria (RS), respectivamente.

Com o título “História e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé”, Julio Monerat realiza uma análise do papel da disciplina de História na efetivação da educação tecnológica no campus, com o objetivo de demonstrar a importância da disciplina de História neste processo, tendo em vista a sua atuação no desenvolvimento de projetos de extensão popular e de pesquisa articulados no campus. O artigo, publicado em Revista Científica da Universidade Estadual de Campinas (SP), está disponível aqui.

Na área da Geografia, Lucas Magno é o principal autor da publicação intitulada “Cartografia social e agroecologia: mapeamento participativo da Rede Sabor e Saúde da Serra em Muriaé-MG”, o artigo é um produto do projeto de extensão com o mesmo nome desenvolvido em 2021 no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX), com apoio da Pró-reitoria de Extensão através de bolsas. O relato  apresenta os resultados de um projeto sobre mapeamento participativo da Rede Sabor e Saúde da Serra (Rede). Essa Rede é formada por agricultores agroecológicos de municípios da região de Muriaé-MG que comercializa seus produtos através de feiras realizadas semanalmente e também a partir de entregas delivery. Além do professor Lucas Magno, o artigo publicado na revista "Experiência - Revista Científica de Extensão" da Universidade Federal de Santa Maria (RS) disponível aqui, também conta com a colaboração de Leonardo Rodrigues de Oliveira e Stefanie Marquioro, discentes do curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Campus Muriaé, Carla Martins Nunes, técnica em Agroecologia pelo Campus Muriaé e graduanda em Geografia pela UFV, além da participação do professor Julio Monerat.