Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Projeto de Extensão GamIFique promove cursos de formação em metodologias ativas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal Cléria Ticon foi a primeira unidade a receber a visita do projeto

Na noite de quinta-feira, 19 de outubro de 2023, o Projeto de Extensão GamIFique vinculado ao IF Sudeste MG, campus Muriaé, iniciou uma série de cursos de formação em metodologias ativas, com destaque para a Gamificação. O projeto estabeleceu uma parceria de extensão com a Secretaria Municipal de Educação e planeja oferecer cursos de formação continuada em quatro escolas da rede municipal de ensino.

Primeira Escola visitada: E. M. Cléria Ticon

A primeira escola a receber a visita do Projeto GamIFique foi a Escola Municipal Cléria Ticon, que se tornou palco de uma noite de capacitação e intensa troca de experiências. A equipe do projeto compartilhou práticas inovadoras em educação com os professores da escola.

O curso de formação continuada, ministrado pela equipe do GamIFique, está estruturado em 10 horas de duração, divididas ao longo de dois dias. Este visa capacitar os educadores a incorporar a Gamificação em suas práticas pedagógicas, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e envolvente para os alunos.

foto1.png

foto2.png

foto3.png

foto4.png

Escolas Subsequentes e Abordagem

O projeto continuará seu ciclo de capacitação em mais três escolas da rede municipal. As escolas E.M Maria Quitéria, E.M Sebastião Laviola e E. M. Elza Rogério receberão a equipe do GamIFique nas próximas semanas, com a promessa de oportunidades de aprendizado igualmente ricas.

A equipe busca compartilhar estratégias que fogem do ensino tradicional, promovendo um ambiente de ensino mais interativo e significativo.

Esse projeto de extensão representa um passo importante em direção à atualização do sistema educacional, e seu impacto positivo está destinado a ser sentido a longo prazo, com professores mais engajados e alunos estimulados a participar ativamente de seus processos de aprendizado.

O GamIFique oferece um espaço para discussão, compartilhamento de experiências e reflexão, incentivando os professores a abraçarem a inovação e a melhoria contínua de suas práticas pedagógicas. Essas visitas proporcionaram aos educadores a oportunidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas e inovar em suas abordagens de ensino. À medida que o GamIFique prossegue em sua jornada, espera-se que mais educadores adotem práticas de ensino envolventes, tornando o futuro educacional ainda mais empolgante e inovador.