Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > Técnico em Vestuário: Campus Muriaé oferece novo curso. Inscrições abertas!

Técnico em Vestuário: Campus Muriaé oferece novo curso. Inscrições abertas!

Penando em apoiar o desenvolvimento da indústria regional, Campus Muriaé lança Curso Técnico em Vestuário. Saiba mais e inscreva-se!

O Campus Muriaé do IF Sudeste MG, a partir do primeiro semestre letivo de 2021, vai oferecer o Curso de Técnico em Vestuário. O curso é destinado a interessados em atuar em um dos setores que mais empregam na nossa região, a indústria da moda. Estudantes matriculados no segundo grau e que já tenham sido aprovados ou que já tenham concluído o segundo grau podem se candidatar a uma das vagas.

O Curso Técnico em Vestuário tem duração prevista de 2 (dois) anos, divididos em quatro semestres, com oferta no período da tarde e aulas das 13 às 16:30h. Neste período, os estudantes desenvolverão habilidades referentes à execução e à supervisão dos processos de fabricação de vestuário. Da mesma forma, o assessoramento de equipes de trabalho que atuam na organização da produção e desenvolvimento de produtos.

O Técnico em Vestuário poderá atuar em indústrias de confecções, em empresas de desenvolvimentos de produtos, ou como prestador de serviços de forma autônoma, em seu próprio negócio. A formação do profissional está pautada na construção de conhecimento para o exercício das seguintes competências e habilidades:

- Supervisionar processos de fabricação de roupas conforme padrões de qualidade;

- Propor e analisar métodos de trabalho e arranjos dos processos fabris;

- Determinar o tempo-padrão das operações e dimensionar recursos necessários para realiza-las;

- Supervisionar a utilização de máquinas de costura industrial e outros equipamentos necessários;

- Monitorar o desempenho da produção;

- Supervisionar a execução de plano de manutenção de máquinas e equipamentos;

- Interpretar e desenvolver modelagens considerando os conceitos ergonômicos e funcionais;

- Acompanhar as equipes de trabalho que atuam nos setores de modelagem e prototipia, visando o desenvolvimento de peças do vestuário conforme os projetos a serem executados;

- Operar máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção do vestuário, considerando os procedimentos para suas manutenções e as regulagens;

- Desenvolver e gradar moldes com a orientação de tabelas de medida e sistemas computadorizados;

- Supervisionar oficinas e produção de peças pilotos.

De graça e pela internet: Inscrições para o Processo Seletivo do IF Sudeste MG estão abertas!

Até o dia 21 de fevereiro, os interessados podem se inscrever no Processo Seletivo para o primeiro semestre letivo de 2021 do IF Sudeste MG. Devido a pandemia de coronavírus, as inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet e de forma gratuita. Para se inscrever, é necessário acessar o site da Copese, http://copese.ifsudestemg.edu.br, e clicar em ÁREA DO CANDIDATO. É obrigatório que o candidato tenha CPF ou protocolo provisório; documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte; e e-mail.

As 3.241 vagas estão distribuídas entre cursos técnicos, pós-técnico, de graduação e de pós-graduação: 2.092 vagas para cursos técnicos; nas modalidades integrado, concomitante e/ou subsequente; nos campi Barbacena, Avançado Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Avançado Ubá. Para cursos de graduação, há 993 vagas nos campi Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Para o curso pós-técnico, são 25 vagas no Campus São João del-Rei. Há ainda 131 vagas para os cursos de pós-graduação, nos campi Barbacena, Manhuaçu, Rio Pomba e São João del-Rei.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados no site da Copese. Saber o que acontece no Processo Seletivo é responsabilidade do candidato, portanto, leia o edital e fique atento ao site.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: copese@ifsudestemg.edu.br ou pelo Whatsapp (32) 98436-2305.