Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > 2018 > 11 > Estudantes de Libras têm aula prática sobre expressões faciais

Estudantes de Libras têm aula prática sobre expressões faciais

Dois surdos compartilharam experiências e conhecimento com a turma

O dia 20 de novembro foi de prática no curso de Língua Brasileira de Sinais ofertado pelo Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Funcionários do setor de produção de uma empresa do ramo alimentício em Barbacena, os surdos Lucas Siqueira e Misael Barbosa foram convidados pelo intérprete Aguilar Ribeiro, responsável pela formação no IF, para conversar em Libras com os alunos.

"A ideia, inicialmente, foi colocar os estudantes em contato com os usuários do idioma. Existem algumas particularidades da Libras que nós já havíamos abordado em sala, mas era importante que a turma visse por si mesma", explicou Aguilar. De acordo com o intérprete, o aspecto mais importante foram as expressões faciais, um elemento central do idioma. Elas são incorporadas a sinais e podem até alterar seu significado.

"Embora haja informações sobre como fazer essas expressões, não é algo que se consegue com técnica. É necessário vivenciar. Foi muito bom contar com o apoio do Lucas e do Misael, pois eles nos ensinaram a desenvolver essa habilidade de, na hora certa, demonstrar uma expressão facial de vergonha, ansiedade ou alegria, por exemplo", concluiu Aguilar.