Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > 2019 > 05 > Câmara Municipal de Santos Dumont promove audiência sobre 10 anos dos Institutos Federais
conteúdo

Ensino

Câmara Municipal de Santos Dumont promove audiência sobre 10 anos dos Institutos Federais

Atividades equivalentes são realizadas também em outros campi do IF Sudeste MG

A noite desta terça-feira (28) foi especial para estudantes, professores, servidores técnico-administrativos, familiares e todos aqueles para quem o Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais representa um caminho para transformação de vida. A Câmara Municipal de Santos Dumont recebeu a “Audiência Pública: 10 anos dos Institutos Federais”, uma ação para celebrar a primeira década destas instituições que emancipam jovens e adultos de todas as 27 unidades da federação do Brasil. 

Com a presença de um grande público no plenário da Câmara, a solenidade foi presidida pelo vereador Dorival Marcos de Oliveira e contou, em sua mesa de honra, com o também vereador Conrado Luciano Baptista – autor do requerimento para a realização da audiência –, o vice-prefeito Gérson Guedes e o chefe de gabinete da Prefeitura, Paulo Mendes Barreto. Conrado e Gérson fizeram uma defesa enfática da Educação Pública, das instituições federais de ensino e, mais especificamente, do Campus Santos Dumont. 

Também compuseram a mesa cinco membros do IF Sudeste MG, entre gestores, representantes dos servidores e da categoria discente. O reitor do IF, professor Charles Okama de Souza, destacou a história centenária da Educação Federal, a capacidade de resistência dessas escolas e o combate à desigualdade socioeconômica que elas exercem, salientando que a existência do Campus Santos Dumont é uma grande conquista para a comunidade. 

O diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz, ilustrou a expansão da instituição – hoje ofertante de cursos técnicos, técnicos integrados, de graduação e de pós-graduação – com casos concretos, como os de estudantes que já fizeram o movimento de verticalização: após concluírem um curso técnico, seguiram para a graduação no mesmo campus. 

Em seguida, a representante dos servidores, a técnico-administrativa Mariana Rodrigues, falou sobre a felicidade em trabalhar no lugar onde estudou – ela foi aluna do curso técnico em Transporte de Cargas – e o orgulho pela existência de uma escola federal em sua cidade. Mariana, que diariamente atua no atendimento ao público, também relatou a felicidade por perceber a trajetória ascendente de outros estudantes da instituição. “Às vezes, eles chegam ao IF com muitas dúvidas. É uma satisfação ver o caminho que percorrem e quando voltam (à Secretaria) para retirar o diploma”, comentou a servidora, também estudante de Engenharia de Produção. 

Ex-aluna do curso técnico em Transporte Ferroviário (atualmente Manutenção de Sistemas Metroferroviários), Maria Regina Novais já trabalha no setor há sete anos. Formada em Administração e pós-graduanda, ela identifica o IF como um fator fundamental para sua trajetória – não apenas como profissional do setor ferroviário, mas também no âmbito acadêmico. "O jovem hoje precisa disso: alguém que confie nele, que o direcione", constatou. 

A audiência foi concluída com a fala do diretor de Ensino, Benedito Carvalho. O técnico em Assuntos Educacionais afirmou que os alunos são o motivo de a escola existir e, no mesmo raciocínio, manifestou sua admiração pelas mães que se sacrificam para que seus filhos tenham acesso à Educação. Benedito agradeceu aos profissionais que vêm de outras cidades para o IF e contribuem para o progresso de Santos Dumont. O diretor de Ensino ainda deixou clara a importância de políticas públicas de educação. 

O IF Sudeste MG celebrou sua primeira década em dezembro do ano passado. O Campus Santos Dumont completará dez anos em fevereiro de 2020, mas é o legítimo herdeiro de uma tradição muito mais longeva no município: em 23 de maio, a inauguração da Escola Profissional, que funcionava no mesmo espaço onde está situado o IF, completou 78 anos.

registrado em: ,