Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > “Ferrovia para todos” promove ação para pessoas com deficiência visual nesta sexta
conteúdo

Geral

“Ferrovia para todos” promove ação para pessoas com deficiência visual nesta sexta

Evento terá apresentação do campus, de conteúdo relacionado ao setor ferroviário e do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI)
#pratodosverem: Imagem mostra as estudantes do Campus Santos Dumont Anny Carolinne de Paula e Gabrielly Apolinário conversando com funcionário da Associação dos Cegos em Juiz de Fora

#pratodosverem: Imagem mostra as estudantes do Campus Santos Dumont Anny Carolinne de Paula e Gabrielly Apolinário conversando com funcionário da Associação dos Cegos em Juiz de Fora

O projeto de extensão “Ferrovia para todos” terá uma ação especial nesta sexta-feira, 25 de outubro, a partir das 13h. Todas as pessoas com deficiência visual estão convidadas para uma visita ao Campus Santos Dumont, na Rua Técnico Panamá, 45, Quarto Depósito. Será uma oportunidade de conhecer os espaços da unidade do IF Sudeste MG, aprender um pouco mais sobre o setor ferroviário e também de ficar por dentro do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ações Inclusivas (NAI). 

Registrada na Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi), a iniciativa se dedicou, em suas primeiras etapas, a visitas à Associação dos Cegos em Juiz de Fora e atividades externas envolvendo pessoas atendidas pela entidade. “Um dos nossos objetivos é promover melhorias em passagens em nível ferroviárias, para torná-las mais seguras a pessoas com deficiência visual”, explicou a bolsista do projeto Anny Carolinne de Paula, aluna da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária.

Ao lado da também bolsista e futura engenheira Gabrielly Apolinário e do professor Samuel Alves, um dos coordenadores do projeto, ela já visitou uma passagem em nível com voluntários da associação para orientá-los e também entender melhor as principais dificuldades nas passagens (cruzamentos em mesmo nível entre a linha férrea e uma estrada, rua ou avenida). 

Alguns dos voluntários da associação participarão do evento desta sexta-feira no IF, mas ele é aberto a todos, especialmente a pessoas com deficiência visual. “Nós faremos um tour com as pessoas pelo Campus Santos Dumont, vamos apresentar o nosso projeto e mostrar peças da ferrovia. Elas vão poder tocá-las, para entender melhor com elas são. Vamos também promover uma palestra sobre o Museu de Cabangu e a história de Santos Dumont”, relatou Anny. 

Em seu Núcleo de Ações Inclusivas, o Campus Santos Dumont conta, entre outros profissionais, com o intérprete de Libras Aguilar Ribeiro e a revisora de texto Braille Luciana Dornellas. Também revisora de texto Braille do IF Sudeste MG (atualmente em exercício no Campus Rio Pomba), Graziela Rodrigues, que faz parte da equipe do projeto “Ferrovia para todos”, será outra profissional de Educação Inclusiva que participará do evento na sexta.

registrado em: