Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Abertas inscrições para rodas de conversa on-line

Abertas inscrições para rodas de conversa on-line

Psicóloga do Campus Santos Dumont conduzirá as conversas com alunos pelo aplicativo Google Meet; primeiro tema será "Distanciamento Social e Saúde Mental"
#pratodosverem: "Rodas de conversa em tempos de pandemia". Imagem mostra pessoas fazendo diversas atividades caseiras.

Começam nesta quarta-feira, dia 27 de maio, as rodas de conversa on-line com os profissionais de Psicologia do IF Sudeste MG. A proposta foi idealizada para aproximar os alunos em tempos de pandemia. Os encontros terão a duração média de uma hora e acontecerão de acordo com a modalidade dos cursos. Poderão participar cinco estudantes por grupo, que serão chamados por ordem de inscrição. O projeto prevê um tema por mês, sendo o primeiro “Distanciamento Social e Saúde Mental”. Os alunos podem sugerir novos temas.

A princípio, serão realizados dois encontros semanais, mas outros poderão ser agendados conforme a demanda. Para participar desta atividade, o estudante deve ter uma conta de Gmail válida, visto que as conversas serão realizadas por meio da plataforma Google Meet. Nas quartas-feiras, as conversas são reservadas aos alunos dos cursos técnicos integrados; já nas quintas-feiras, aos alunos de todas as outras modalidades. Sempre de manhã, às 9h30.

No Campus Santos Dumont, a atividade terá a mediação da psicóloga Luciana Sarmento, que conduzirá as conversas para criar um espaço aberto de discussão e exposição de ideias e sentimentos. É recomendável que, durante a realização da atividade, o participante procure um lugar tranquilo, onde possa se expressar livremente. É imprescindível que todos interajam de maneira respeitosa. Vale ressaltar que, embora possam ter efeitos terapêuticos, as rodas de conversa não se caracterizam como terapia em grupo e sim um espaço de reflexão e compartilhamento.

O conteúdo das conversas é confidencial e, por isso, os participantes devem evitar expor o que foi conversado com terceiros não pertencentes ao grupo, e não será permitida a gravação e/ou divulgação das imagens e dos áudios dos encontros sem a autorização expressa dos participantes. Para se inscrever, o interessado deve acessar o link no fim da reportagem.

Para os alunos menores de 18 anos, a participação estará condicionada à apresentação do Termo de Consentimento Expresso, assinado pelo responsável legal. Esse termo deverá ser enviado ao e-mail ae.santosdumont@ifsudestemg.edu.br até 24 horas antes da realização da atividade no Google Meet.

Inscreva-se aqui

Termo de Consentimento

Texto: Pedro Farnese (adaptado)

Arte: Laura Chediak (adaptada)