Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aluna do Campus Santos Dumont vence XIX Concurso Fritz Teixeira de Salles de Poesia
conteúdo

Geral

Aluna do Campus Santos Dumont vence XIX Concurso Fritz Teixeira de Salles de Poesia

Autora do texto vencedor entre os 233 inscritos no concurso para a categoria Juvenil, Wanessa Vianna, do curso técnico em Eletrotécnica integrado, será premiada em dezembro
#pratodosverem: Wanessa Vianna. Curso técnico em Eletrotécnica. Vencedora da categoria Juvenil no
XIX Concurso Fritz Teixeira de Salles de Poesia
(Fundação Cultural Pascoal Andreta)

#pratodosverem: Wanessa Vianna. Curso técnico em Eletrotécnica. Vencedora da categoria Juvenil no XIX Concurso Fritz Teixeira de Salles de Poesia (Fundação Cultural Pascoal Andreta)

A Fundação Cultural Pascoal Andreta, de Monte Sião (MG), divulgou no último domingo o resultado de seu XIX Concurso Fritz Teixeira de Salles de Poesia. A classificação trouxe uma ótima notícia para nossa instituição e nossa cidade: a aluna Wanessa Vianna, do 3º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado, levou Santos Dumont à primeira posição da categoria Juvenil do concurso. Autora de "Coisa de quarentena", a mais bem avaliada entre as 233 poesias inscritas (de 21 estados brasileiros, do Distrito Federal e até de Portugal), Wanessa será premiada em 11 de dezembro deste ano (o primeiro lugar da categoria tem direito a um leitor de livros digitais e um vale-compras de R$350,00 para a aquisição de acessórios ou e-books).

Confira aqui o resultado final do concurso

Wanessa conta que conhecer a obra de Carlos Drummond de Andrade despertou seu interesse pela poesia, materializado a partir do contato com pessoas que gostavam de escrever e do incentivo das professoras Sarah Vieira, Antônia Barbosa e Danielle Uchôa, do IF Sudeste MG. Ainda que já escrevesse antes de março de 2020, quando adaptamos nossa rotina por conta da Covid-19, ela afirma que a pandemia mudou muito sua forma de se expressar.

"Antes, (os textos retratavam) um contexto de situações normais, mas, quando começou a pandemia, foi muito assustador no início. Percebi que precisava expressar o que eu sentia para ter otimismo. Comecei a ler tudo que é tipo de livro (foram cerca de 30 ao longo de um ano). Escrevi poesias que não cheguei a mostrar para ninguém", relata a estudante.

"A poesia que eu escrevi para o concurso - 'Coisa de quarentena', que será apresentada na premiação realizada pela Fundação Cultural Pascoal Andreta em dezembro - foi a mais difícil. Passei dois dias apagando e escrevendo. Fico muito feliz por saber que ela ganhou o concurso, porque, mesmo com muita indignação naquele momento, foi a poesia que tinha mais de mim", conclui Wanessa.

registrado em: