Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aluna do IF pesquisa fatores para acionamento de buzina em passagens em nível ferroviárias

Estudante Flaviani Salmaso, atualmente na graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária, apresentou estudo como trabalho de conclusão para o curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários
Imagem mostra participantes da chamada on-line para a defesa do TCC (da esquerda para a direita, em duas linhas): professores Fernando Caneschi, José Henrique Chaves e Luciano Biazutti; alunas Mayara Siqueira e Flaviani Salmaso (ambas atualmente na Engenharia Ferroviária e Metroviária; professor Sandro Baldo.

A aluna Flaviani Salmaso, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, faz parte de um grupo de estudantes que realmente aproveitam a oportunidade que a instituição oferece de aprofundamento nas pesquisas sobre setor ferroviário. Atualmente na graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária, ela apresentou com sucesso, na última sexta-feira (23 de outubro), seu trabalho de conclusão de curso para a formação técnica em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.

Flaviani, que cursou esta formação de maneira integrada ao Ensino Médio, defendeu seu estudo sobre a influência do comportamento humano no acionamento de buzina nas passagens em nível ferroviárias de Santos Dumont. As chamadas PN's se referem aos cruzamentos, no mesmo plano geométrico, entre a linha férrea e vias por onde circulam veículos rodoviários e pedestres.

A pesquisa da estudante reforçou que, mesmo ligado a um procedimento operacional, o acionamento do sinal sonoro para a aproximação do veículo ferroviário está sujeito a falhas humanas, o que torna muito importante o treinamento frequente dos condutores, profissionais que ajudam a garantir a segurança nas passagens em nível. Por outro lado, a conscientização da própria população sobre os cuidados ao passar por uma PN é igualmente fundamental para que atropelamentos ou abalroamentos não aconteçam.

Flaviani foi orientada pelo professor Fernando Caneschi. Os avaliadores da banca de defesa foram os professores José Henrique Chaves e Sandro Baldo.

registrado em: ,