Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Regime Especial de Inverno: alunos fazem minicurso sobre ensino de Geometria

Regime Especial de Inverno: alunos fazem minicurso sobre ensino de Geometria

Curso foi ministrado a todos os estudantes da Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina Geometria Plana e Desenho Geométrico
#pratodosverem: Imagem mostra apresentação da professora Alexsandra Câmara durante oferta do minicurso. Aparecem exercícios e demonstrações de figuras geométricas.

O Regime Especial de Inverno (REI) do IF Sudeste MG, além da novidade das aulas remotas, trouxe a alunos da Licenciatura em Matemática outra experiência muito valiosa: no último dia 24 de agosto, os estudantes matriculados na disciplina Geometria Plana e Desenho Geométrico fizeram um minicurso ofertado por pesquisadores do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT Brasil). Por meio de um aplicativo de videochamada, os quatro professores trataram de um tema afim à disciplina - Ensino de Geometria: conhecendo o passado e refletindo sobre o presente.

Ministraram o minicurso os professores doutores Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo), Alexsandra Câmara (Colégio Nossa Senhora do Rosário, Paraná), Cláudia Frizzarini (Colégio Mary Ward, São Paulo) e Gabriel Luís da Conceição, docente do IF Sudeste MG responsável pela disciplina ofertada no REI. Eles falaram sobre tarefas adaptadas de manuais para o ensino de Geometria e de aspectos históricos, como a transição de uma abordagem formal da Geometria Euclidiana para uma proposta mais intuitiva e experimental, que hoje orienta os professores em suas práticas pedagógicas.

O minicurso tratou das atuais ferramentas para o ensino de Geometria, a exemplo do bem-vindo uso da tecnologia, com o aproveitamento de softwares de Matemática. Mas também buscou sensibilizar os futuros professores para uma compreensão da evolução das metodologias em sala de aula e, portanto, para um olhar crítico inclusive sobre como ensinamos e aprendemos Geometria hoje em dia.

registrado em: ,