Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Alunos do Campus Santos Dumont tiram dúvidas sobre educação especial

Alunos do Campus Santos Dumont tiram dúvidas sobre educação especial

Unidade recebeu a assistente social Wanessa Oliveira, que atua na Coordenação de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG, para uma conversa com estudantes
#pratodosverem: Imagem mostra assistente social Wanessa Oliveira durante atividade do projeto "IF para todo mundo (2ª edição)".

Promover a cultura da educação inclusiva é um trabalho contínuo. Por isso o projeto "IF para todo mundo (2ª edição)" sempre traz ao Campus Santos Dumont, em diferentes turmas e modalidades, ações que ajudam a entender a importância de todas as pessoas nesse processo. Na última quinta-feira (30 de novembro), a instituição recebeu a assistente social Wanessa Oliveira, que atua na Coordenação de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG (Reitoria), para um bate-papo com a turma do 1º ano do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio.

Wanessa, que já foi servidora do Campus Santos Dumont, fez uma apresentação sobre o contexto histórico, detalhando a evolução das propostas de atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais. Atualmente a educação especial deixa de ser sinônimo de escola especial, transformando-se em um serviço oferecido no contexto escolar. O Campus Santos Dumont, por exemplo, conta com seu Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), ligado à Coordenação de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG.

A assistente social destacou, por outro lado, que não apenas os profissionais do NAI podem contribuir para uma educação inclusiva. Ajudar a construir um ambiente acolhedor e favorável ao aprendizado é uma tarefa que todas as pessoas que frequentam a instituição de ensino devem compartilhar.

O projeto "IF para todo mundo (2ª edição)" é coordenado pelas servidoras Luciana Sarmento e Luciana Dornellas.