Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Alunos do curso em Guia de Turismo fazem viagem técnica a BH e Rio

Alunos do curso em Guia de Turismo fazem viagem técnica a BH e Rio

Atividade, obrigatória para a formação dos profissionais, foi realizada nos dias 6 e 7 de dezembro
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes do curso técnico em Guia de Turismo e professoras do IF Sudeste MG. Ao fundo, a Igreja São Francisco de Assis, no Bairro Pampulha (Belo Horizonte).

Estudantes do curso técnico em Guia de Turismo (em sua maioria, do 3º ano da formação integrada ao Ensino Médio) tiveram na última semana a fundamental experiência de uma viagem interestadual e com procedimento aéreo. É uma etapa obrigatória para a qualificação dos futuros guias, que estiveram em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro em 6 e 7 de dezembro. A programação foi semelhante à da viagem da turma do curso subsequente a distância, realizada no mês passado.

Os próprios estudantes assumem a organização e a execução de várias das fases da viagem, desde o embarque até o encerramento da atividade. Na manhã de 6 de dezembro (terça-feira), o grupo seguiu de Santos Dumont a Belo Horizonte, onde visitou locais como Praça da Liberdade, Museu Memorial Minas Gerais Vale, Cemitério do Bonfim e atrativos turísticos da Pampulha.

Na quarta-feira, os estudantes vivenciaram todos os procedimentos relativos ao voo de BH ao Rio de Janeiro. Os lugares visitados na capital fluminense foram Forte de Copacabana, Museu do Amanhã e, no walking tour pelo Centro Histórico, Cais do Valongo, Theatro Municipal, Praça XV e Centro Cultural Banco do Brasil.

Supervisionaram todas as atividades as professoras Izabel Rodrigues, Juliana Costa, Fernanda Reiff e Aline Loli.

Os profissionais formados nesta área pelo IF Sudeste MG recebem a carteira do Cadastur (sistema do Ministério do Turismo para o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor), com o título de “Guia Regional Minas Gerais / Excursão Nacional”. Para os estudantes da formação integrada, a habilitação profissional é associada ao Ensino Médio.

Foto: professora Izabel Rodrigues