Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aqui tem História: professores reúnem acervo de publicações que contam memórias locais e regionais
conteúdo

Geral

Aqui tem História: professores reúnem acervo de publicações que contam memórias locais e regionais

Livros têm especial importância para formação de técnicos em Guia de Turismo, mas também poderão ser utilizados em outros contextos
#pratodosverem: Imagem mostra títulos “Eles fizeram a História de Santos Dumont” (Clézio Paulo de Sá), “Centenário do voo do 14 Bis” (Ronaldo Couri de Castro) e “Uma cidade à beira do Caminho Novo” (Oswaldo Castello Branco).

#pratodosverem: Imagem mostra títulos “Eles fizeram a História de Santos Dumont” (Clézio Paulo de Sá), “Centenário do voo do 14 Bis” (Ronaldo Couri de Castro) e “Uma cidade à beira do Caminho Novo” (Oswaldo Castello Branco).

Uma ideia que partiu do professor de História Antonio Henrique Carvalho começa a tomar forma no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG: a construção de um acervo, na Biblioteca Acyr Loureiro Lima, com publicações que contam a História nos âmbitos local e regional. Os primeiros livros, especialmente sobre Santos Dumont e Juiz de Fora, já chegaram às prateleiras da biblioteca do Instituto Federal por meio de doações do próprio professor. Outros docentes poderão contribuir com a iniciativa. 

“A proposta é aproximar nossos estudantes da realidade local e atrelar nosso trabalho, principalmente no núcleo de professores do curso técnico em Guia de Turismo, à localidade”, comenta Antonio. “A maior parte da fonte do trabalho do guia costuma ser história oral, aquilo que se ouve e se apura, mas muitas pessoas recorrem a fontes textuais”. O Campus Santos Dumont atualmente oferece o curso técnico em Guia de Turismo em duas modalidades: integrado ao Ensino Médio (presencial) e subsequente ao Ensino Médio (a distância). 

Títulos como “Eles fizeram a História de Santos Dumont” (Clézio Paulo de Sá), “Centenário do voo do 14 Bis” (Ronaldo Couri de Castro) e “Uma cidade à beira do Caminho Novo” (Oswaldo Castello Branco) ganharão a companhia de publicações que contam a História em âmbito estadual.“Teremos outros livros de História Regional, sobre Minas Gerais. Como o profissional formado pelo curso é Guia de Turismo Regional Minas Gerais / Excursão Nacional, esse material é superimportante”, acrescenta o professor Antonio. 

Os livros poderão ainda ser utilizados por outros cursos e projetos. Salienta o professor Antonio que a formação do acervo – ainda inicial no IF Sudeste MG – preenche uma lacuna significativa. “Em Santos Dumont, esse acervo não é tão vasto. Encontramos mais material de escritores do município, mas não necessariamente falando sobre a cidade”.

registrado em: