Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Artigos publicados em congresso internacional propõem reflexões sobre Educação Profissional e Tecnológica

Pesquisa

#pratodosverem: Imagem mostra professores e estudantes do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários após 3ª edição de gincana interdisciplinar.

O Congresso Internacional Movimentos Docentes 2022 traz entre suas publicações dois estudos conduzidos pelo professor Sandro Baldo, do Campus Santos Dumont, em parceria com servidoras das unidades de Barbacena e Rio Pomba do IF Sudeste MG. Os artigos se conectam com temas abordados no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica oferecido no Campus Rio Pomba, em que os autores foram colegas de turma.

Em "Metodologias ativas na EPT como forma de rompimento com o ensino tecnicista", os professores Sandro Baldo e Renata Cristina Condé (Campus Barbacena) refletem sobre as possibilidades abertas pelas chamadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Em contraste com o modelo tecnicista, elas permitem mais flexibilidade e uma perspectiva mais ampla para a Educação Profissional e Tecnológica, formando profissionais além do "saber fazer".

A proposta do artigo está relacionada também ao e-book sobre gamificação no contexto da EPT que o professor Sandro elaborou. No produto educacional do Mestrado ProfEPT, o docente do Campus Santos Dumont detalha a iniciativa de uma gincana interdisciplinar (que já teve cinco edições) envolvendo turmas do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (foto).

O outro artigo publicado no Congresso Internacional Movimentos Docentes 2022 traz uma análise das contribuições da Biblioteca e do(a) bibliotecário(a) para a formação crítica dos alunos. Desenvolvida em parceria com a bibliotecária Ana Carolina Souza Dutra, do Campus Rio Pomba, a pesquisa mostra o papel relevante desses espaços e desses profissionais técnico-administrativos. Na Biblioteca, o enriquecimento da experiência de aprendizagem dos estudantes não acontece apenas a partir do acesso à informação em diferentes meios, mas também por meio da capacitação para um uso crítico e democrático dessa informação.

Os artigos podem ser acessados por este link (volume 7).