Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aula inaugural da pós discute Educação para Humanização

Aula inaugural da pós discute Educação para Humanização

Professora Bia Possato conversou com estudantes da Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea
Exibir carrossel de imagens Estudantes da nova pós-graduação acompanham aula inaugural
  • "> 3.jpg
  • "> 4.jpg
  • "> 2.jpg

Estudantes da nova pós-graduação acompanham aula inaugural

Trinta estudantes – sendo vários deles profissionais da Educação já há algum tempo – se dedicam, desde o último fim de semana, ao debate e ao aprendizado de saberes que podem transformar os ambientes de ensino em ferramentas eficientes e atrativas para os alunos. A pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea do Campus Santos Dumont teve sua aula inaugural na noite de sexta-feira (16 de agosto) e suas primeiras atividades em sala no sábado. A especialização do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais é a primeira oferecida gratuitamente no município.

Na aula inaugural, a professora do IF Sudeste MG Bia Possato ministrou a palestra “Educação para Humanização”. A fala da professora Bia, que é doutora em Educação, girou em torno da oposição entre o ensino dialogal (que atribui a professor e aluno o papel de “sujeitos” do processo de aprendizagem) e o ensino “bancário” (aquele em que o professor simplesmente “deposita” o conhecimento).

Assim, a relação entre educadores e discentes deve ser horizontal, aceitando que o professor aprende ao ensinar e que o estudante ensina ao aprender. “Essa pedagogia está completamente alinhada ao contexto contemporâneo”, afirmou o coordenador da pós, professor Tiago Fávero, “em que o estudante é sujeito, não aceita mais qualquer tipo de relação didática”.

Professora Bia Possato fala sobre Educação para Humanização

“A educação 'bancária', por mais que ela ainda seja muito presente na realidade escolar, é muito mal aceita. Os estudantes hoje querem ser protagonistas, e é por isso que entendemos que não haveria maneira melhor para abrir a Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea”, completou Tiago. O diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz, também compareceu ao evento. Para ele, a oferta da pós é, também, uma forma de o IF Sudeste MG devolver às outras instituições de ensino, contribuindo com a capacitação continuada de seus professores, parte da colaboração que elas prestam à escola federal por meio da formação dos alunos que eventualmente passam a estudar no Instituto.

Mas a pós-graduação não traz ensinamentos acessíveis ou mesmo aplicáveis apenas para professores. O cineasta sandumonense João Rabello também decidiu cursar a especialização e já tem várias ideias. “Eu encontrei a Educação como objeto de trabalho. Às vezes uma personagem que era professora, um estudo de EJA (Educação de Jovens e Adultos), o meu primeiro trabalho, chamado 'Mundo Escolar', que tratou da Educação na Finlândia, no Chile, referências de novos modelos de ensino. E depois também eu passei a frequentar escolas para ensinar e discutir audiovisual com crianças, num sentido mais oficineiro”, explicou o cineasta.

“Então, o audiovisual é uma ferramenta inicialmente acessória do professor, no sentido de dar mais dinamismo a uma aula. Um professor que conhece um pouco de audiovisual pode fazer isso e conquistar mais a atenção dos alunos. Num segundo momento, também para o aluno pensar mais a imagem mesmo. Antes de aprender a falar, você está exposto a um grande número de imagens, em vídeos, televisão, só que de uma maneira passiva. Um terceiro momento é transformar esses indivíduos em autores, capazes de produzir discursos audiovisuais, uma das principais formas de comunicação do nosso tempo”, concluiu João.