Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aula inaugural on-line abre período letivo e recebe novos alunos do Campus Santos Dumont

Destaque

Evento teve a participação do reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, e da nova equipe da direção do Campus Santos Dumont, liderada por Benedito Carvalho
#pratodosverem: Imagem mostra tela dividida: à esquerda, estão os seguintes membros da equipe do Campus Santos Dumont: Iara Nascimento, Fernando Caneschi, Hemily Cruz, Edmar Machado e Cristiano Juvenal. À direite e ao centro, ocupando um espaço maior, aparece o professor Guilherme Silveira, durante sua apresentação musical. A imagem é um "frame" registrado da transmissão ao vivo da aula inaugural do Campus Santos Dumont.

É a primeira vez que o contato inicial de um novo grupo de estudantes com o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG fica restrito ao universo virtual. É uma exigência imposta pela pandemia, para que estejamos todos em segurança. Ainda assim, com o auxílio da tecnologia, a Semana de Acolhimento (mais atividades de ambientação estão programadas para esta semana) ofereceu aos alunos recentemente matriculados uma ótima ideia do que será estudar no Instituto Federal. A atividade que encerrou a semana, na noite de sexta-feira (14), foi a aula inaugural do período letivo 2021.1, transmitida ao vivo pelo YouTube.

Você pode assistir ao evento aqui

Durante a aula inaugural, mediada pela servidora Iara Nascimento, a instituição foi apresentada na perspectiva de seus diversos setores e áreas de atuação. As falas ajudaram a compreender como os recursos do Campus Santos Dumont são administrados e também todo o trabalho que é necessário para que as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão sejam realizadas com qualidade.

Participaram do evento o reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz de Oliveira, o diretor-geral eleito do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho, e a nova equipe da direção: professor Fernando Caneschi (Ensino), Iara Nascimento (coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que representou a futura diretora, professora Lívia Meneguitte Ávila), Hemily Cruz (Administração), Edmar Machado (Desenvolvimento Institucional) e Cristiano Juvenal (Gestão de Pessoas).

O professor André, que assumiu a Direção-Geral do Campus Santos Dumont em 2010 e permaneceu no cargo até 2021, celebrou o transformação da unidade em diversos aspectos ao longo da última década. "A unidade começa como uma escola pequena, à época como campus avançado. Junto com a nossa comunidade, acompanhamos um crescimento em número de servidores e estudantes, em infraestrutura física, em orçamento e, principalmente, de uma integração entre as pessoas, formando uma comunidade muito forte", avaliou o gestor.

Diretor-geral eleito do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho falou sobre o papel que têm os servidores e alunos de uma instituição como o IF Sudeste MG na sociedade. "É necessário arregaçar as mangas para construir um futuro melhor, com mais oportunidades, que vai de fato transformar o mundo. Pode não ser agora. Pode não ser amanhã. Mas essa transformação virá, e será pela Educação, pela Ciência, pela Tecnologia e pelo desenvolvimento", afirmou.

Além das palavras dos gestores e representantes de cada direção do campus, a solenidade teve também a exibição de um vídeo sobre o IF Sudeste MG e a apresentação do professor de Biologia Guilherme do Carmo Silveira, que cantou a música "Pausa", de Vicka.

registrado em: ,