Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Bootcamp: servidores fazem curso de empreendedorismo no Campus Santos Dumont
conteúdo

Geral

Bootcamp: servidores fazem curso de empreendedorismo no Campus Santos Dumont

Ação foi viabilizada por uma parceria entre o Sebrae e o IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra consultora Ronara Adorno conversando com servidores, divididos em grupos e sentados às mesas em laboratório do Campus Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra consultora Ronara Adorno conversando com servidores, divididos em grupos e sentados às mesas em laboratório do Campus Santos Dumont

Servidores do IF Sudeste MG realizaram, de segunda a quarta-feira desta semana, um curso de empreendedorismo ofertado no Campus Santos Dumont por meio de uma parceria entre a própria instituição e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A consultora credenciada no Sebrae MG Ronara Adorno ministrou o “Bootcamp: Empreendedorismo em Ação”, uma modalidade muito prática e dinâmica de aprendizado. 

“Os três dias foram de bastante prática”, explicou a servidora Iara Nascimento, “e conhecemos várias ferramentas relacionadas a impulsionamento de pequenos negócios. Mas muitas delas podem ser aplicadas também em sala de aula ou em outras atividades e projetos no campus. Elas tratam de construção de propósito, de organização de negócio, mas todas são adaptáveis. Quem esteve no curso pode usar essas ferramentas de várias formas”. 

“Por exemplo, na pós (Iara ministra aulas na pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea), eu consigo usar esses recursos para que a gente construa práticas criativas para o contexto da sala de aula e que não estão necessariamente relacionadas a negócio. Também podemos aproveitar esse material em Inovação, para um primeiro passo, conscientizando em relação ao empreendedorismo. Empreender não é simplesmente criar um negócio, mas ter um pensamento empreendedor. Foram três dias bem proveitosos e bastante intensos”, completou Iara. 

“Com uma nova Política de Inovação do IF Sudeste MG, em breve uma das possibilidades será o surgimento de startups (empresas que desenvolvem ou aprimoram um modelo de negócio) nos Institutos Federais”, acrescentou o coordenador de Extensão, Pesquisa e Inovação do Campus Santos Dumont, professor Guilherme Silveira, que também fez o curso, “então, entramos um pouco nesse mundo do empreendedorismo para usar isso em nosso favor a partir da nova Política de Inovação”. 

“Também aprendemos como sensibilizar o público-alvo, como vender uma ideia, o que também serve para usar em sala de aula e nos projetos. E a gente também precisa passar essa capacidade de empreender para os nossos alunos. Assim, depois de eles se formarem em seu curso técnico ou superior, eles também estarão aptos a desenvolver seu empreendimento. Foi um curso muito válido em todos os aspectos”, avaliou o professor Guilherme. 

Apoiaram o curso, além de seus ofertantes, a Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi) do Campus Santos Dumont e o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG.

registrado em: