Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont completa 12 anos

Campus Santos Dumont completa 12 anos

Unidade do IF Sudeste MG iniciou suas atividades em 25 de fevereiro de 2010
#pratodosverem: Imagem mostra fachada do Campus Santos Dumont emoldurada e elementos relativos ao aniversário de 12 anos: aparecem a frase "Feliz Aniversário" e balões verdes e vermelhos.

Em constante transformação, o Campus Santos Dumont completa hoje 12 anos!

Inicialmente dedicada a cursos técnicos concomitantes/subsequentes nos eixos de Indústria e Transportes, a unidade diversificou bastante o atendimento à população nos últimos anos. Gestão e Negócios, Turismo, Infraestrutura e Educação (com a formação de professores) também são áreas de atuação de uma instituição que agora qualifica profissionais e cidadãos desde o Ensino Médio, com cursos técnicos integrados, até a pós-graduação, com especializações.

Em seu 9º ano de história, o campus do IF Sudeste MG trouxe a Santos Dumont seus dois primeiros cursos de graduação públicos e gratuitos: a Licenciatura em Matemática, que já tem concluintes, e a Engenharia Ferroviária e Metroviária, uma das duas do Brasil, ao lado da oferecida pelo Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina.

A vocação ferroviária da Terra do Pai da Aviação, aliás, sempre orientou bastante a atuação do campus. Em Santos Dumont, o IF Sudeste MG é o responsável por escrever novas páginas de uma história de mais de 80 anos. História intimamente ligada ao ensino ferroviário desde a Escola Profissional Fernando Guimarães, que, a partir de 1941, transformou o Quarto Depósito – onde também está localizado o IF hoje em dia – em sinônimo de oportunidade e esperança.

A conexão com a sociedade também está na Pesquisa, como na participação no recém-criado Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário em Minas Gerais, e Extensão, como nos projetos que fizeram a diferença nos momentos mais delicados da pandemia ou nas contribuições para o desenvolvimento do Turismo em Conceição do Formoso. São inúmeras ações, de diferentes áreas, que não caberiam num texto como este, mas que moram em cada coração que construiu esta trajetória.

Corações de estudantes, familiares, professores, servidores técnico-administrativos, colaboradores e cada pessoa que apoia, divulga, recomenda, curte e compartilha. Parabéns a todas e todos vocês por estes 12 anos!