Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont confirma lista de cursos no Processo Seletivo 2021.2 do IF Sudeste MG

Seis cursos técnicos, um de graduação e um de pós-graduação abrem vagas na unidade do Instituto Federal na Terra do Pai da Aviação
#pratodosverem: Imagem mostra fachada do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG

O Processo Seletivo 2021.2 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, que formará as turmas da instituição para o segundo semestre letivo deste ano, já tem seus cursos definidos no Campus Santos Dumont. Seis técnicos, um de graduação e um de pós-graduação abrirão um total de 246 vagas na unidade (além de outras 9 via Sistema de Seleção Unificada, o Sisu). O edital que trará todas as informações sobre critérios de seleção, datas, formações e vagas oferecidas em diversos campi do IF Sudeste MG será divulgado nesta segunda-feira, 28 de junho.

Neste Processo Seletivo, a unidade sandumonense não oferecerá nenhum curso inédito, mas há muitas oportunidades públicas, gratuitas e de qualidade acessíveis a diferentes níveis de escolaridade. Candidatos que já concluíram o Ensino Médio têm a chance de optar, por exemplo, pela única graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do Sudeste do país. Serão 21 vagas (além de 9 via Sisu) para um curso que, além de formar profissionais para atuação no setor ferroviário, também lhes proporciona a chance de transitar por outros campos da Engenharia, como Mecânica, Elétrica, de Produção, Mecatrônica, Metalúrgica, de Materiais, de Transporte e Logística e de Infraestrutura.

As pessoas que já completaram o Ensino Médio também podem se candidatar ao curso técnico em Guia de Turismo a distância (subsequente ao Ensino Médio, eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer), que oferece 40 vagas para quem pretende ser guia profissional, com credenciamento no Cadastur. Podem ainda tentar vaga em um dos cinco cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio: Administração (eixo Gestão e Negócios), Automação Industrial, Eletrotécnica, Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Mecânica (eixo Controle e Processos Industriais).

Todos estes cinco cursos técnicos também são uma oportunidade para estudantes que ainda estão no Ensino Médio, mais especificamente no 2º ou no 3º ano (na época da matrícula). Profissionais que concluíram o Ensino Superior, por sua vez, podem se candidatar a uma vaga em qualquer um dos oito cursos oferecidos pelo Campus Santos Dumont, inclusive a Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, a pós-graduação lato sensu que explora o universo de novas tendências de um ensino conectado com a vida e a sociedade.

Todos os cursos

Graduação:

• Engenharia Ferroviária e Metroviária, 21 vagas (do Processo Seletivo, além das 9 via Sisu), Integral, 5 anos.

Cursos técnicos concomitantes/subsequentes:

• Administração, 35 vagas, Noturno, 1 ano e meio;
  • Automação Industrial, 30 vagas, Vespertino, 2 anos;
  • Eletrotécnica, 30 vagas, Noturno, 2 anos;
  • Manutenção de Sistemas Metroferroviários, 35 vagas, Noturno, 2 anos;
  • Mecânica, 25 vagas, Noturno, 2 anos.

Curso técnico subsequente a distância:

• Guia de Turismo, 40 vagas.

Pós-graduação lato sensu:

• Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, Aulas às sextas (noite) e sábados (manhã e tarde), 30 vagas, 1 ano.