Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG inicia obras de reforma dos Blocos 2 e 3
conteúdo

Destaque

Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG inicia obras de reforma dos Blocos 2 e 3

Bloco 2 será integralmente remodelado e receberá, além de laboratórios e salas de aula em melhores condições, vários ambientes administrativos; em seguida, Bloco 3 terá telhado reformado
#pratodosverem: Imagem mostra Bloco 2 (à direita) e Bloco 3 (à esquerda) do Campus Santos Dumont, separados por um tapume, utilizado para limitar a circulação pelos ambientes durante as obras de reforma.

#pratodosverem: Imagem mostra Bloco 2 (à direita) e Bloco 3 (à esquerda) do Campus Santos Dumont, separados por um tapume, utilizado para limitar a circulação pelos ambientes durante as obras de reforma.

Quem chega ao Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) via Rua Constantino Horta, vê um Bloco 1 remodelado desde que as obras foram concluídas, em 2019. As melhorias estruturais avançam agora em 2022, com o início, na primeira semana de junho, da reforma integral do Bloco 2 e do telhado do Bloco 3 da unidade do Instituto Federal. 

Além da remodelação estrutural em si, o novo Bloco 2 permitirá uma melhor organização dos setores na instituição. Ambientes administrativos como os das Direções de Desenvolvimento Institucional, de Administração e de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação serão transferidos para o bloco, abrindo espaço para novas salas de estudo na Biblioteca Acyr Loureiro Lima. 

Alguns laboratórios, especialmente do campo da Mecânica, estão localizados no Bloco 2. Durante as obras, equipamentos como o Centro de Usinagem por CNC (Comando Numérico Computadorizado) e tornos mecânicos recém-adquiridos serão realocados na área ocupada pelo Laboratório de Manutenção Ferroviária e poderão ser normalmente utilizados. Depois da conclusão da reforma, esses laboratórios, bem como as salas de aula que funcionam no bloco, estarão prontos para as aulas teóricas e práticas (inclusive com mais baias no Laboratório de Soldagem). 

Outro ponto que merece atenção é a ampliação do número de janelas, para melhorar a ventilação de todos os setores. O Bloco 2 também terá gabinetes para os professores, facilitando, por exemplo, o atendimento aos estudantes em horários além dos destinados às aulas. 

As obras também permitirão a criação de mais uma sala de aula no Bloco 3, já que alguns espaços administrativos que lá funcionam (à exceção da Coordenação de Gestão de Pessoas e da Direção-Geral) serão transferidos para o 2. Após as obras do segundo bloco, o telhado do 3 também será reformado. 

Rotinas durante as obras

Durante as obras, além da redistribuição das atividades acadêmicas normalmente realizadas no Bloco 2 para outros espaços, é necessário adaptar algumas rotinas pontuais na instituição. “O estacionamento da Rua Técnico Panamá não poderá ser utilizado (por carros e caminhões; o acesso de motos e bicicletas está preservado), mas fica mantido o da Rua Constantino Horta. As áreas em obra que não poderão ser acessadas serão todas bloqueadas com tapumes”, explica a técnica em Edificações Vívian Cavalcanti, da Direção de Desenvolvimento Institucional. 

Em condições normais, a expectativa do Campus Santos Dumont é de que as obras tenham duração de não mais do que um semestre. “Como se trata de uma reforma, acaba sendo mais rápido. Nossa previsão inicial é de que as obras sejam concluídas até o fim do ano”, comenta Vívian. O valor total do contrato das obras é de R$2.032.007,09. 

*Com informações da técnica em Edificações Vívian Cavalcanti

registrado em: